A regulamentação dos pagamentos transfronteiriços com criptomoedas na Rússia deverá acontecer até novembro. A informação foi revelado por Anatoly Aksakov, presidente do Comitê de Mercado Financeiro da Duma Estatal, durante uma entrevista recente com uma mídia local.
Aksakov destacou que o Banco Central e o Ministério das Finanças da Federação Russa estão realizando trabalhos no sentido de formalizar estatutos visando estabelecer regras para pagamentos transfronteiriços com criptomoedas. A previsão do governo é que essas regulamentações sejam finalizadas até o fim do mês de novembro.
Em 1º de setembro, entrou em vigor a lei que permite o uso de criptomoeda para liquidações de comércio exterior. Contudo, essa atividade ainda necessita de uma regulamentação completa.
“A lei entrou em vigor no dia 1º de setembro, tudo será regulamentado aproximadamente até novembro. O Banco Central, em conjunto com o Ministério das Finanças, está a preparar um estatuto que permitirá determinar o círculo de pessoas e organizações incluídas neste processo. Estas serão, em primeiro lugar, organizações de crédito. Os bancos já estão fazendo isso ativamente. Em princípio, a criptomoeda já é utilizada para pagar exportações e importações; o volume é medido em bilhões de dólares; Ao mesmo tempo, existe o entendimento de que é necessário limitar o número de instituições financeiras que atenderão esse giro”, afirmou.
Aksakov complementou sua declaração explicando durante a entrevista que, “numa primeira fase, as autoridades querem testar o mecanismo de funcionamento deste mercado para perceber a melhor forma de o regular. Também é importante protegê-la tanto quanto possível de participantes inescrupulosos, porque a criptomoeda é usada para pagar não só o fornecimento de bens necessários, mas também a compra de armas e drogas. Então o número de participantes aumentará, assim como o número de plataformas especiais através das quais esses leilões serão realizados”.
Relatório destaca que infraestrutura crypto da Rússia visa contornar sanções
Um relatório recente divulgado pela empresa de análises de blockchain, a Chainalysis, destacou que o Banco Central da Rússia (CBR) realizando alguns esforços no intuito de desenvolver uma infraestrutura financeira visando permitir que o país use as criptomoedas para comércio internacional, contornado assim as sanções ocidentais.
O relatório enfatizou que, em resposta às crescentes pressões financeiras das sanções ocidentais, a Rússia promulgou uma legislação que legalizou a mineração de criptomoedas, bem como, permitiu o uso de criptomoedas para pagamentos internacionais. O presidente Vladmir Putin sancionou os projetos de lei, em 8 de agosto, e os testes de pagamento com criptomoedas deverão iniciar ainda neste mês.