A Financial Services and Markets Authority (FSMA), agência reguladora financeira da Bélgica, emitiu uma nova regra que exige que as exchanges de criptomoedas e serviços de carteira de custódia na região se registrem em um curto período de tempo. De acordo com dados emitidos pela FSMA, pessoas físicas e jurídicas que buscam fornecer serviços de troca de criptomoedas ou carteiras de custódia na Bélgica devem se registrar antecipadamente a partir de amanhã, 1º de maio.
As empresas de criptografia que operam na Bélgica antes do anúncio oficial são obrigadas por lei a notificar a FSMA de seu “exercício de sua atividade” nos dois meses seguintes, até 1º de julho. Além das operações de relatórios, as empresas existentes têm quatro meses , ou até 1º de setembro, para se registrarem no regulador financeiro como uma empresa regulamentada.
Os provedores de serviços de criptografia devem atender a sete padrões para manter o registro ativo na agência, incluindo ser organizado como uma corporação com um capital mínimo de $ 52.725 USD (EUR 50.000). Se todas as informações necessárias forem fornecidas, a FSMA pretende processar os pedidos de registro no prazo de três meses. Os provedores de serviços de criptografia receberão um número de registro exclusivo, geralmente conhecido como número da empresa , após concluir o processo de registro. Este número deve ser usado em todos os outros contatos com a FSMA.
A posição pró-cripto da Bélgica foi destacada em janeiro de 2022, quando o membro do parlamento de Bruxelas, Christophe De Beukelaer, se tornou o primeiro legislador europeu a converter seu salário em Bitcoin (BTC).Beukelaer revelou que converteu seu salário mensal de cerca de US$ 6.140 (5.500 euros) em BTC por meio da plataforma de negociação de criptomoedas Bit4You. Durante seu discurso, Beukelaer expressou seu desejo de encorajar outros legisladores da região a apoiar a crescente economia criptográfica.