A Comissão de Valores Mobiliários e Futuros (SFC) de Hong Kong emitiu, em 14 de março, um alerta relacionado às operações da Bybit. De acordo com o comunicado, a plataforma Bybit opera sem o licenciamento necessário na região.
O SFC informou que publicou Bybit na lista de alertas de plataformas de negociação de ativos virtuais suspeitos e seus produtos relacionados à criptografia na lista de alertas de produtos de investimento suspeitos, em 14 de março de 2024.
“A Comissão de Valores Mobiliários e Futuros (SFC) alerta hoje o público sobre uma plataforma de negociação de ativos virtuais (VATP) não licenciada conhecida como Bybit, que oferece serviços de negociação em produtos relacionados à criptografia em diversas jurisdições”.
O regulador destacou sua preocupação com o fato dos produtos da Bybit também terem sido oferecidos a investidores de Hong Kong e enfatizou que nenhuma entidade do grupo Bybit está licenciada ou registada junto da SFC para realizar qualquer “atividade regulamentada” em Hong Kong.
“Em Hong Kong, os produtos relacionados com criptomoedas podem constituir “contratos futuros” ou “títulos” no âmbito do SFO e, nesse caso, a negociação e/ou comercialização destes produtos – seja em Hong Kong ou visando investidores de Hong Kong – constitui uma “atividade regulamentada”. e exigir uma licença do SFC, a menos que se aplique uma isenção. É crime realizar atividades regulamentadas sem licença”, destacou o regulador no anúncio.
Vale lembrar que, em janeiro, a exchange de criptomoedas Bybit estava buscando obter uma licença de operação em Hong Kong visando atuar como uma “plataforma de negociação de ativos virtuais”, conforme o site da Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong.
O site do regulador revelou que a exchange enviou um pedido de licença, em 31 de janeiro, através da empresa Spark Fintech Limited. Conforme apresentou o regulador em seu site, 14 pedidos estão sendo analisados pela Comissão.