A rede Solana, enfrentou um problema técnico no último sábado (25) que limitou a capacidade dos usuários de realizar transações na blockchain. A rede começou a apresentar bifurcações em seu histórico de transações, o que resultou em uma queda significativa no throughput de transações, deixando efetivamente quase todas as atividades on-chain congeladas.
Os operadores de infraestrutura da rede Solana começaram a trabalhar imediatamente para corrigir o problema, mas o incidente lembrou as paradas e desacelerações que ocorreram em 2022, que levaram a reformas na forma como Solana gerencia o tráfego de entrada. Os engenheiros de rede suspeitaram de um bug na nova versão do código Solana que entrou online horas antes do incidente, mas não foi possível identificar a causa exata do problema.
A combinação desses problemas técnicos acabou efetivamente congelando quase todas as atividades on-chain na rede Solana. No início do dia, a rede estava processando cerca de 93 transações por segundo (TPS), o que representou uma queda significativa em relação à taxa próxima a 5.000 TPS registrada cerca de 15 minutos antes, de acordo com o site de dados Solana Explorer.
Alguns validadores tentaram resolver o problema rebaixando para a versão anterior do software, mas isso não foi suficiente para resolver a questão. Por fim, a maioria dos validadores decidiu reiniciar a corrente até o ponto imediatamente anterior à bifurcação, o que permitiu restaurar as operações de Solana.
Após o incidente, a equipe da Solana pediu desculpas pelos inconvenientes e agradeceu a todos os operadores de validadores e desenvolvedores que trabalharam incansavelmente para solucionar o problema. A equipe afirmou que continuará trabalhando para melhorar a confiabilidade e segurança da rede Solana, a fim de fornecer uma plataforma estável e segura para seus usuários.
No momento da publicação, o preço do Solana (SOL) estava cotado em US$ 22,79 em queda quase 5% nas últimas 24 horas.