Raymond Dalio, mais conhecido como Ray Dalio e fundador da Bridgewater Associates, dono de uma fortuna de US$ 18 bilhões, comentou neste último final de semana que acredita que a humanidade está entrando em uma era em que haverá uma competição de dinheiro, e o bitcoin fará parte dessa disputa.
Para Ray Dalio, a criptomoeda também é uma alternativa ao ouro, sendo que no início do ano passado ele havia afirmado que o bitcoin não servia ao propósito do dinheiro e se atentou que o token era muito volátil.
Porém, com a pandemia da covid-19 e a impressão em massa de moedas tradicionais, fez com a posição de Ray Dalio sobre o bitcoin mudasse. Em janeiro, ele havia dado o primeiro sinal da admiração pela moeda, afirmando que sua longevidade é uma conquista incrível e, poucos meses depois, o empresário admitiu que possui uma parte pequena de seu patrimônio em BTC.
Então, quando questionado numa entrevista sobre o porque de uma mudança tão brusca de pensamento em pouco tempo, Ray afirmou que o token provou seu valor – não necessariamente financeiro – em níveis de segurança.
Já se provou! Ele [bitcoin] não foi hackeado, ele operou de uma maneira incrível ao longo desses 11 anos, sendo provavelmente o tópico mais interessante entre muitas pessoas. Foi usado e agora obteve o status de ter valor imputado”, comentou Ray Dalio.
O bilionário ainda citou que a grande quantidade de moedas tradicionais em circulação, causada pelas polêmicas políticas de alguns governos, vai reconstruir o sistema financeiro global e, para ele, o bitcoin fará parte dessa revolução, pois é “dinheiro alternativo”.
Ray afirmou também que o BTC pode ser visto como um substituto do ouro, uma vez que serve como meio de troca, é portátil e é reconhecido globalmente. No entanto, o precioso metal ainda é tido como a ferramenta de investimento favorita de Dalio.
Por fim, o empresário também mencionou o Dogecoin e os NFTs, afirmando que estes podem se tornar uma espécie de dinheiro, afirmando que se “você é o dono, e é um investimento, e você poderia dizer: prefiro ter o bitcoin”, finalizou.