O quinto maior banco americano lançou custódia para Bitcoin, Litecoin e dinheiro Bitcoin em parceria com a NYDIG.
O US Bank, a quinta maior instituição bancária dos Estados Unidos, anunciou hoje que lançou serviços de custódia para Bitcoin . Gestores de investimentos institucionais com fundos privados nos Estados Unidos ou nas Ilhas Cayman agora podem recorrer ao serviço do banco para armazenar suas chaves privadas.
O banco está trabalhando com a empresa de serviços financeiros e tecnologia New York Digital Investment Group, ou NYDIG, como seu primeiro subcustodiante do serviço. O US Bank assinou anteriormente para administrar o Bitcoin ETF planejado pelo NYDIG, ou fundo negociado em bolsa, que ainda está aguardando a aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
De acordo com a CNBC, o US Bank também está oferecendo serviços de custódia para Litecoin e Bitcoin Cash , com planos de adicionar Ethereum e outras moedas adicionais “ao longo do tempo”, disse Gunjan Kedia, vice-presidente de gerenciamento de patrimônio e serviços de investimento.
O US Bank anunciou planos para assumir a custódia de ativos de criptomoeda em abril, escrevendo na época que os detalhes seriam anunciados em questão de semanas. A empresa também investiu na Securrency, empresa de tecnologia de infraestrutura de blockchain, no início deste ano.
As interest in cryptocurrency increases among institutional investors, we’re excited to partner with @NYDIG_BTC to offer our clients an industry-leading safekeeping solution for Bitcoin. Learn more: https://t.co/xcNquYAzYI pic.twitter.com/VxE9CYqS8g
— U.S. Bank (@usbank) October 5, 2021
“O interesse dos investidores em criptomoedas e a demanda de nossos clientes de serviços de fundos aumentaram fortemente nos últimos anos”, disse Kedia, em um comunicado. “Nossos clientes de fundos e custódia institucional aceleraram seus planos de oferecer criptomoedas e, em resposta, tornamos uma prioridade acelerar nossa capacidade de oferecer serviços de custódia.”
O anúncio de hoje sugere uma maior aceitação da criptomoeda pelo setor financeiro tradicional. Ele também segue um relatório amplamente brilhante divulgado na segunda-feira pela divisão de Pesquisa Global do Bank of America, que descreveu o segundo maior banco dos EUA como sendo “otimista” em relação as criptomoedas e disse que o blockchain é “o novo mercado mais empolgante dos anos”.
O US Bank se junta a uma lista crescente de empresas que fornecem custódia de criptomoedas para investidores institucionais. O banco de investimento tradicional Cowen Inc. anunciou em maio que lançaria serviços de custódia, enquanto o Deutsche Bank revelou praticamente o mesmo no ano passado.
A Coinbase tem seu próprio serviço de custódia, que conta com clientes importantes, como a firma de capital de risco Andreessen Horowitz e a firma de investimento Polychain Capital.
A NYDIG planeja levar serviços de criptomoeda a centenas de bancos americanos em um futuro próximo. Em maio, a empresa firmou parceria com a Fidelity National Information Services (FIS) para permitir que os bancos norte-americanos ofereçam serviços de compra, venda e custódia aos clientes. O NYDIG afirmou na época que estava em negociações com vários grandes bancos dos Estados Unidos.