Após uma batalha legal contenciosa sobre o lançamento de colecionáveis da NFT baseados no filme do diretor e escritor Quentin Tarantino, “Pulp Fiction”, os lados opostos do caso concordaram em resolver o caso e potencialmente colaborar em mais NFTs também. Os advogados do estúdio de cinema Miramax apresentaram uma breve declaração judicial na quinta-feira, observando que planejavam retirar seu caso contra Tarantino e SCRT Labs, que lançaram o primeiro de vários NFTs de “Pulp Fiction” planejados na Secret Network em janeiro. A SCRT Labs é a principal colaboradora da Secret Network e representa os fundadores da rede.
“As partes resolveram este caso e esperam apresentar seus papéis de demissão dentro de duas semanas”, dizia o processo judicial, de acordo com um relatório da Variety.
Tarantino e SCRT Labs foram notícia em novembro passado, quando anunciaram planos para lançar NFTs baseados no roteiro original do cineasta para “Pulp Fiction”. Os NFTs usariam a tecnologia Secret NFTs centrada na privacidade da Secret Network para incorporar material exclusivo e nunca visto do script de Tarantino que apenas o titular do NFT poderia visualizar.
A Miramax, que distribuiu “Pulp Fiction” em 1994, rapidamente entrou com uma ação contra Tarantino e a startup de criptomoedas, alegando que eles não tinham os direitos de criar NFTs em torno do filme e que as partes conspiraram para manter seus planos em segredo do estúdio. Apesar da disputa legal, SCRT Labs e Tarantino foram em frente e leiloaram o primeiro NFT em janeiro. A SCRT Labs anunciou que foi vendida por US$ 1,1 milhão. Uma organização autônoma descentralizada ( DAO ) baseada na Secret Network, chamada AnonsDAO, a comprou, liderando cerca de “200 lances confirmados”, afirmou a empresa.
Um DAO é um coletivo online no qual a associação é normalmente representada pela propriedade do token. DAOs podem ser usados para investir em NFTs ou projetos, governar protocolos Web3 e outras iniciativas. Apesar da venda de sete dígitos do primeiro NFT do projeto, os leilões planejados para seis NFTs adicionais de “Pulp Fiction” foram adiados devido ao que a plataforma NFT LegenDAO citou no final de janeiro como “extrema volatilidade do mercado”. O mercado mais amplo de NFT estava relativamente quente em janeiro, mas viu preços em queda e ações comerciais desde o crash das criptomoedas em maio .
Não está claro se os outros seis leilões NFT serão remarcados neste momento. Um representante da Miramax disse que as partes não farão mais comentários sobre o assunto, embora sua declaração conjunta aponte para uma potencial colaboração da NFT por vir. A Miramax havia dito anteriormente que também planejava fazer NFTs de “Pulp Fiction”, levando assim à batalha legal, já que Tarantino e o SCRT Labs seguiram em frente sem o envolvimento do estúdio. O token SCRT da Secret Network subiu 13% nas últimas 24 horas para um preço atual de US$ 1,22, por dados da CoinGecko, talvez impulsionado pela diminuição da ameaça legal contra os principais contribuidores da rede. O mercado de criptomoedas mais amplo aumentou cerca de 7% durante o período.