Diante da proximidade da eleição presidencial nos EUA, alguns líderes do setor de criptomoedas estão atentos e analisando como os postulantes ao cargo, Joe Biden e Donald Trump, poderão impactar no preço do Bitcoin, bem como, o mercado mais amplo. Além disso, alguns riscos aumentam à medida que se aproxima o próximo debate histórico entre os candidatos na CNN.
Ao avaliar o atual cenário, o CEO da Ripple Labs, Brad Garlinghouse, externou críticas à postura agressiva do presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Gary Gensler, referente a regulamentação da indústria de criptomoedas nos EUA. Em seu argumento, o executivo destacou que o fracasso de Gensler na abordagem de assuntos como as exchanges FTX e Binance acaba minando sua credibilidade.
“Absoluta bobagem vinda de Gary Gensler hoje. E essa calúnia sobre ‘todos os executivos de criptografia indo para a cadeia’ do homem que sentiu falta da FTX (e na verdade se aproximou da SBF) e nem foi convidado para o anúncio do DOJ sobre a Binance”, afirmou Garlinghouse.
Ainda na oportunidade, o CEO da Ripple ressaltou a postura de Gensler em deturpar os interesses do povo americano. Garlinghouse ainda afirmou que as ações do presidente da SEC poderão prejudicar a reeleição de Biden. “Se ele estivesse realmente “trabalhando para o povo americano”, como diz, já teria sido demitido há muito tempo. Gensler fará com que Biden perca a eleição”, complementou.
No mesmo sentido, Mark Cuban, que tem um sentimento semelhante ao de Garlinghouse, enfatizou em uma declaração recente que os desafios regulatórios enfrentados nos EUA estão sufocando a indústria de criptomoedas no país. Cuban também acredita que as ações de Gensler podem ocasionar uma alienação nos eleitores e investidores mais jovens.
“Se ele tem uma carreira política em mente, está feito, e literalmente pode custar a eleição de Joe Biden, porque há muitos da Geração Z, da Geração X, da geração Y que possuem muitas criptomoedas, e por não tornarem isso fácil registrar-se facilita a existência de todas as moedas fraudulentas”, enfatizou Cuban .
Nesta “briga de braço” qual dos dois é melhor para a indústria? O ex-presidente Donald Trump sempre foi conhecido por apoiar demasiadamente o Bitcoin e ao espaço blockchain. No entanto, as regulamentações mais rígidas impostas no governo de Joe Biden ajudam a garantir a estabilidade e segurança do mercado, mas podem sufocar a inovação, um ponto importante dentro da indústria.
Mercados de Previsão Indicam: Biden Ganha o Voto Popular, Mas Trump Pode Levar a Presidência
Os mercados de previsão apontam que Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos, provavelmente ganhará o voto popular na próxima eleição, mas sem garantia de reeleição. De acordo com as negociações na plataforma Polymarket, as ações “sim” de Biden estão sendo negociadas a 56 centavos, sugerindo uma probabilidade de 56% de ele vencer o voto popular. Esta aposta, se confirmada, pagará US$ 1 em stablecoin USDC por ação.
Por outro lado, Donald Trump, que desafiou as expectativas ao vencer a presidência em 2016 apesar de perder no voto popular, parece ter sólidos 36% de chances de vencer no voto popular, conforme os dados mais recentes. No entanto, ele emerge como o favorito claro na corrida pela presidência, com 57% de chances de vitória, contra 35% de Biden, no maior mercado de apostas da Polymarket, que já movimentou um recorde de US$ 182 milhões.