Bitcoin é a primeira moeda descentralizada de dinheiro digital ponto a ponto no mundo. Mas quem criou um sistema tão engenhoso? Bem, pode surpreendê-lo que não apenas ninguém saiba quem é o criador da criptomoeda Bitcoin e da rede de pagamento, mas também que seu desaparecimento estava bem alinhado com o design do Bitcoin.
Quem criou o Bitcoin?
É amplamente conhecido que o Bitcoin é o produto de um indivíduo ou grupo desconhecido por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto . Mais de 10 anos atrás, em 31 de outubro de 2008, ele escreveu em uma lista de correio de criptografia obscura:
Tenho trabalhado em um novo sistema de caixa eletrônico totalmente ponto a ponto, sem terceiros confiáveis.
Ele também anexou um link para um documento agora conhecido como white paper Bitcoin . Em seguida, ele desenvolveu a rede Bitcoin junto com outros desenvolvedores por quase dois anos e desapareceu repentinamente no final de 2010. Seu desaparecimento se alinha com a polêmica do Wikileaks. Na época, o Wikileaks estava degradado por todos os provedores de serviços financeiros tradicionais, então o bitcoin foi sugerido como um possível meio de pagamento.
Satoshi nunca quis que o bitcoin recebesse tanta atenção naquela época, o que fica claro em suas postagens no fórum:
O projeto precisa crescer gradativamente para que o software seja fortalecido ao longo do caminho. Faço este apelo ao WikiLeaks para não tentar usar Bitcoin. Bitcoin é uma pequena comunidade beta em sua infância. Você não suportaria receber mais do que alguns trocados, e o calor que você traria provavelmente nos destruiria neste estágio.
Dez dias depois, o PC World publicou um artigo que sugeria o bitcoin como uma provável ferramenta de pagamento para o Wikileaks. Essa sequência de eventos levou Satoshi a deixar a última mensagem no fórum.
“Teria sido bom chamar essa atenção em qualquer outro contexto. O WikiLeaks chutou o ninho de vespas e o enxame está vindo em nossa direção. ”
Nenhuma mensagem pública foi postada por Satoshi desde então. Embora algumas mensagens tenham sido postadas em sua conta da fundação P2P, acredita-se que a conta foi abandonada e hackeada.
Quem é Satoshi Nakamoto?
Ele próprio afirmava ser um homem de 37 anos que vivia no Japão. No entanto, algumas pessoas especularam que ele provavelmente não era japonês devido ao uso de um inglês perfeito e ao fato de seu software Bitcoin não estar documentado ou rotulado em japonês. Ele também tinha um conhecimento impressionante de história financeira e era um excelente programador C ++. Mas, embora Satoshi tenha deixado mais de 80.000 palavras e um código Bitcoin de código aberto para que todos vissem e inspecionassem, ninguém conseguiu revelar sua identidade.
O misterioso inventor do Bitcoin pode permanecer desconhecido para sempre, mas há algumas dicas de quem ele pode ser. Algumas pessoas se apresentaram afirmando que são Satoshi, enquanto outras estavam implícitas, mas negaram. Isso inclui os primeiros desenvolvedores de bitcoin e pessoas relacionadas com experiência em software e fintech:
- Nick Szabo. Um entusiasta da moeda descentralizada, cypherpunk, e autor do Bit Gold , uma moeda digital muitas vezes chamada de predecessora dos Bitcoins. Também foi referenciado no white paper Bitcoins. Szabo negou ser Satoshi Nakamoto muitas vezes.
- Wei Dai. Um engenheiro de computação e cypherpunk mais conhecido por criar outra biblioteca B-money e Crypto ++ predecessora do Bitcoin .
- Hal Finney. Pioneiro do Bitcoin, cypherpunk e um dos primeiros desenvolvedores do Bitcoin. Ele recebeu a primeira transação de bitcoin de Satoshi Nakamoto nos primeiros dias do Bitcoin. Ele faleceu em 28 de agosto de 2014.
- David Kleiman. Um notável especialista em computação forense, criptógrafo e autor. Ele faleceu em 26 de abril de 2013.
- Adam Back. Um cypherpunk e inventor do Hashcash , agora um co-fundador do Blockstream.
- Craig S Wright. Um australiano que afirma ter inventado o Bitcoin junto com David Kleiman. Suas afirmações foram desmascaradas por uma investigação completa do desenvolvedor de núcleo de bitcoin Jameson Lopp.
Dorian Satoshi Nakamoto. Engenheiro de computação aposentado para empresas de serviços de informações financeiras e de tecnologia. Ele negou ser um Satoshi Nakamoto e há pouca ou nenhuma evidência de que ele esteja envolvido com Bitcoin.
Traços de Satoshi Nakamoto
Apesar de permanecer anônimo, existem muitas pistas e ovos de Páscoa que podem apontar para o “real” Satoshi Nakamoto. A análise anterior das postagens de Satoshi no fórum bitcointalk.org sugere que ele morava em um fuso horário EST nos Estados Unidos.
O estilo de escrita de Satoshi também revela detalhes notáveis. Ele escreveu em inglês britânico e usou expressões como “escrever uma descrição do Bitcoin para o público em geral é muito difícil”, o que pode indicar suas origens britânicas. Além disso, ele era extremamente preciso com sua escrita e raramente cometia um erro de grafia.
Outro ovo de páscoa que ele deixou para os entusiastas da criptomoeda está no primeiro bloco de Bitcoin (conhecido como bloco de gênese), onde ele codificou uma mensagem secreta que diz:
“03 / janeiro / 2009 Chanceler à beira do segundo resgate para bancos.”
Essa foi a manchete do jornal The Times em 3 de janeiro de 2019. Não é por acaso que o Bitcoin surgiu em meio à crise bancária global e é o chamado “antídoto” para a atual fragilidade da economia em que vivemos.
Não é nenhum segredo que Satoshi Nakamoto não gostava do sistema bancário contemporâneo. Em suas palavras:
“A raiz do problema com a moeda convencional é toda a confiança necessária para fazê-la funcionar. O banco central deve ser confiável para não depreciar a moeda, mas a história das moedas fiduciárias está cheia de violações dessa confiança. Os bancos devem ser confiáveis para manter nosso dinheiro e transferi-lo eletronicamente, mas eles o emprestam em ondas de bolhas de crédito com apenas uma fração na reserva. Temos que confiar neles nossa privacidade, confiar neles para não permitir que ladrões de identidade sugem nossas contas ”, afirmou o white paper Bitcoin.
A partir de hoje, as primeiras carteiras de Bitcoins, supostamente de propriedade de Satoshi, têm mais de 1 milhão de Bitcoins. No entanto, nenhum desses Bitcoins foi movido e ainda permanece inativo.
Por que Satoshi foi sumiu?
Um desenvolvedor que afirma ter trabalhado com Nakamoto o chama de paranoico, mandão e meio esquisito. Será que ele ficou tão paranoico que deixou o protocolo por causa de todo o calor que começou a atrair em 2011? Ou havia outro motivo?
Embora possamos apenas supor hoje, a teoria proeminente na comunidade Bitcoin é que Satoshi saiu porque ele não queria enganar o desenvolvimento do protocolo Bitcoin. Sua presença na comunidade teria levado à criação de uma entidade única que poderia ter influenciado o desenvolvimento. Essencialmente, os protocolos de código aberto descentralizados não devem ser influenciados pela opinião de uma pessoa, já que isso vai totalmente contra todo o conceito de descentralização. Portanto, essa é a razão provável pela qual Satoshi Nakamoto saiu.
Satoshi saiu porque não queria que sua influência afetasse o desenvolvimento do protocolo, criando um único ponto de falha. A própria ideia de “Satoshi Vision” é contra a visão de Satoshi para Bitcoin
– Federico Tenga (@FedericoTenga) 18 de julho de 2018
A ideia é confirmada pelo próprio Satoshi. Em seu último e-mail, ele escreveu:
Eu mudei para outras coisas. Está em boas mãos com Gavin (Anderson) e todos.
Não importa como e por quê, Satoshi Nakamoto criou algo que o mundo nunca viu antes – a primeira moeda digital verdadeiramente descentralizada e rede de pagamento que não depende de bancos, governos e outros terceiros confiáveis.