Em 2008, o bitcoin foi inventado como uma forma revolucionária de abordar o pagamento online, a segurança e a privacidade. Apenas três anos depois, a plataforma Ethereum foi inventada com uma ambição ainda maior: mudar nossa percepção da World Wide Web …
Em 2008, o bitcoin foi inventado como uma forma revolucionária de abordar o pagamento online, a segurança e a privacidade. Apenas três anos depois, a plataforma Ethereum foi inventada com uma ambição ainda maior: mudar nossa percepção da própria World Wide Web.
Mas, quem criou Ethereum?
Ao contrário da personagem misteriosa de “Satoshi Nakamoto” no caso do bitcoin, o inventor do Ethereum não está escondido nas sombras. Essa pessoa é Vitalik Buterin, um garoto-prodígio da programação com um grande interesse em tudo que é bitcoin e criptografia. Buterin era co-proprietário do site da Bitcoin Magazine e seu sonho de estimação era a criação de uma plataforma movida a blockchain cuja aplicação fosse além do foco financeiro do bitcoin.
Como um visionário que criou Ethereum, Buterin não estava sozinho. Seus assistentes para transformar essa visão em realidade foram os programadores Mihai Alisie, Anthony Di Iorio e Charles Hoskinson e o Dr. Gavin Wood.
Para tornar sua plataforma sustentável, eles projetaram tokes ou éter Ethereum com os quais as pessoas “compraram” sua participação no projeto de crowdfunding relacionado, lançado em julho de 2014. Assim que o projeto foi financiado, o Ethereum foi ao ar em 30 de julho de 2015, que é o aniversário semi-oficial desta criptomoeda.
Ainda assim, há mais uma reviravolta inesperada na história de quem criou a ETH que todos nós amamos e usamos. A ETH de hoje surgiu após uma divisão na comunidade Ethereum após um ataque de hackers em 2016 à organização responsável pelo financiamento de sua plataforma nativa. Aqueles que eram a favor de mudanças no código original do blockchain criaram o Ethereum (ETH) como o conhecemos hoje, enquanto aqueles que se opuseram a esse movimento desenvolveram o ethereum classic (ETC).