Se você é um usuário orgulhoso do Ethereum (ETH) ou de sua plataforma de blockchain nativa, você pode estar se perguntando quem realmente controla o Ethereum e há um mentor que está puxando os cordelinhos neste caso? A pergunta não é sem mérito, mas mesmo aquelas que são …
Se você é um usuário orgulhoso do Ethereum (ETH) ou de sua plataforma blockchain nativa, você pode estar se perguntando quem realmente controla o Ethereum e há um mentor que está puxando os cordelinhos neste caso? A questão não é sem mérito, mas mesmo aqueles que estão pelo menos marginalmente familiarizados com o que
é realmente Ethereum riam das palavras “controle” e Ethereum na mesma frase.
Portanto, responder à pergunta sobre quem controla o Ethereum nos leva ao propósito original dessa criptomoeda e de sua plataforma de blockchain: descentralização. Ethereum não é realmente controlado por ninguém, no sentido de que não existe uma entidade onipotente ou um conspirador comandando-o das sombras. Ethereum existe somente através da participação e trabalho da comunidade de seus usuários e desenvolvedores.
Eles são, coletivamente, chamados de rede Ethereum. Mas, quem controla a rede Ethereum, você pode perguntar? A resposta é a mesma para o próprio Ethereum: ninguém o controla, pois é uma plataforma genuinamente descentralizada que foi originalmente construída por crowdsourcing do trabalho de uma comunidade de programadores. Uma vez que o código e a infraestrutura de rede estavam no lugar, a própria rede foi entregue a todos os usuários que quiseram participar dela.
Ainda assim, o que dizer da Fundação Ethereum, afinal seu chefe é a pessoa que controla o Ethereum? Mais uma vez, a resposta é negativa, pois esta organização serve apenas para apoiar e promover a plataforma Ethereum, sem interesse na gestão da própria rede. O mesmo vale para o inventor do Ethereum, Vitalik Buterin que certamente tem interesse na operação do Ethereum, mas sem a ambição ou capacidade de “controlá-lo”. Por fim, é quem controla o Ethereum na realidade: é a comunidade de seus usuários cujos recursos e comprometimento mantêm a ETH viva e em expansão.