Como sabemos que as moeda fiduciária tradicionais são controlada por governos e bancos, mas afinal, quem controla uma moeda descentralizada como o bitcoin? A resposta está na palavra descentralizada – o que significa que a rede Bitcoin é gerenciada por ninguém e por todos ao mesmo tempo.
Quem controla o Bitcoin?
Por definição, descentralizar significa “mover o controle de uma organização ou governo de um único lugar para vários outros menores.”
O mesmo vale para a rede Bitcoin, exceto em vez de “vários lugares menores”, o controle do sistema é delegado a milhares de nós – pessoas que optam por executar o software Bitcoin em seus computadores.
Nenhuma autoridade central toma decisões em relação à rede Bitcoin; em vez disso, todos podem dar as cartas. Ninguém é dono da tecnologia Bitcoin, então não há um mentor oculto que controle o Bitcoin.
Como funciona governança do Bitcoin?
São os usuários em todo o mundo que controlam o Bitcoin. Qualquer pessoa é livre para desenvolver e melhorar o software bitcoin. Da mesma forma, qualquer pessoa pode escolher qual versão do software deseja executar. No entanto, para torná-la uma rede utilizável, os usuários devem se reunir e executar versões compatíveis do software. No final, uma rede forte exige que todos operem dentro das mesmas regras, e é assim que o consenso de bitcoin é alcançado – pelo voto da maioria.
Este é quem controla o Bitcoin: voto majoritário. Como todos os nós da rede são iguais, se a maioria decidir algo, isso acontecerá. E se você se opor à mudança, você está livre para se juntar a outros sistemas (é por isso que existem tantos garfos de bitcoin ). A rede mais forte vence, e é por isso que a maioria dos usuários, mineradores e desenvolvedores têm um incentivo para respeitar e proteger esse acordo mútuo. É do interesse de todos manter a rede ativa, segura e saudável!
Influência na rede bitcoin
Mas quem controla a rede Bitcoin? Pode-se dizer que são os desenvolvedores que discutem como o sistema deve ser desenvolvido e melhorado. Outros dizem que são os mineiros que escolhem a versão do software que querem rodar. Mas, novamente – deve ser a maioria quem decide sobre o futuro do Bitcoin, já que não há nós, ou participantes, que recebam qualquer tratamento especial ou preferencial.
Essa é a natureza das organizações genuinamente descentralizadas. E, aparentemente, funciona!