O mercado cripto e futuros de ações dos EUA foram negociados em queda acentuada na manhã de segunda-feira, alimentado por temores em quase todos os mercados de risco global relacionados à alta da inflação.
Os contratos no S&P 500 e Nasdaq 100 caíram mais de 2% e atingiram os níveis mais baixos desde novembro de 2020 durante a sessão da noite. Os futuros da Dow caíram mais de 500 pontos, ou cerca de 1,7%. Os rendimentos do Tesouro subiram ao longo da curva e o rendimento de referência de 10 anos saltou para seu nível mais alto desde o final de 2018.
A queda do bitcoin hoje esta em quase 14% nas últimas 24 horas e 19% nos últimos 7 dias, sendo negociado perto de US$ 23.800,esse nível foi visto pela última vez em dezembro de 2020. Ao mesmo tempo, o ethereum (ETH) segue em queda também negociada em US$ 1.200, queda de 18% no dia e 31% na semana, revisitando seus mínimos vistos apenas em janeiro de 2021.
O que esperar para essa semana?
Essa semana todo o mercado global deve ficar atendo as politicas monetárias do FED. A última reunião de política monetária do banco central será realizada na terça e quarta-feira, 14 e 15 de junho, com o Fed devendo anunciar pelo menos outro aumento de 0,50% em sua taxa básica de juros na tarde de quarta-feira.
O anúncio de política de quarta-feira às 14h ET, e será seguido por uma conferência de imprensa com o presidente do Fed, Jerome Powell, às 14h30 ET. O Fed também divulgará seu último resumo de projeções econômicas na quarta-feira, oferecendo previsões das autoridades para o crescimento do PIB, inflação e aumentos futuros das taxas.
Após os dados da última sexta-feira sobre a inflação, agora os investidores estão se preparando para o potencial aumento das taxas de juros ainda nesta semana.
O risco crescente de um aumento de 75 pontos base na taxa nesta semana também pode ser visto nos dados de negociação da bolsa de derivativos CME Group, que no momento da redação indicava uma chance de 21,7% de um aumento de 75 pontos base, contra uma chance de 78,3%. de uma caminhada de 50 pontos.
Fonte: Grupo CME
Embora os fatores macroeconômicos continuem a pesar no mercado de criptomoedas, questões específicas do setor também estão alimentando o sentimento de baixa. Hoje cedo, a plataforma de empréstimo de criptomoedas Celsius anunciou que havia congelado saques, trocas e transferências de clientes devido a “condições extremas de mercado”. O desenvolvimento segue semanas de rumores de que o credor de criptomoedas pode enfrentar problemas de insolvência devido ao declínio no mercado de criptomoedas.