Por que o preço do Bitcoin flutua?
Embora o Bitcoin tenha uma capitalização de mercado de US $ 60 bilhões no momento, ainda não é nada quando comparado com os enormes mercados globais de moeda. Até que a capitalização de mercado do BTC comece a crescer para trilhões, é altamente improvável que seja estável o suficiente para funcionar como uma moeda. A volatilidade ocorre apenas porque não há liquidez suficiente.
Pense nisso. De quantas maneiras você pode trocar sua moeda fiduciária por outras moedas, mercadorias ou bens? Como quase todo mundo negocia por contrato, você sempre pode liquidar seu dinheiro sem afetar seu preço. Enquanto isso, apesar do crescimento contínuo, muito poucas pessoas, comerciantes ou serviços estão dispostos a aceitar Bitcoin. Na verdade, a maioria dos bancos centrais e reguladores está ativamente tentando dificultar a compra ou venda de Bitcoins. Tudo isso leva a uma capitalização de mercado menor e menor liquidez para o Bitcoin do que as moedas fiduciárias.
Tudo isso é mais fácil de entender com uma metáfora. Imagine um homem gordo pulando em uma pequena piscina. Quando ele cai, ele faz um grande respingo e molha todos ao seu redor. Muita água é deslocada da piscina à medida que o nível da água muda. Agora imagine o mesmo cara gordo pulando em um vasto corpo de água, como um lago ou mar. Há tanta água que sua presença ali é tão insignificante que, por mais que tente, é quase impossível mudar o nível da água.
Nessa analogia, o gordo representa um investidor com muito dinheiro e o Bitcoin é água. Neste ponto, o Bitcoin ainda é uma pequena piscina e está longe de ser um lago. Sempre que alguém entra ou sai do mercado, eles criam um efeito cascata massivo no preço. No entanto, quando o Bitcoin se tornar como um lago ou oceano, o preço se estabilizará e você não conseguirá notar nenhum indivíduo afetando o mercado.
O Futuro do Bitcoin
A popularidade do Bitcoin aumentou em países como a Venezuela e o Zimbábue, onde os sistemas monetários tradicionais falharam. Alguns analistas dizem que é apenas uma questão de tempo até que outros sistemas financeiros nacionais também comecem a desmoronar. Essa é provavelmente a maior chance para o Bitcoin e as criptomoedas ganharem confiança em massa, adoção e liquidez.
Se o Bitcoin ganhar liquidez suficiente, deve haver uma flutuação significativamente menor no preço. Embora a capitalização de mercado dos Bitcoins seja de cerca de US $ 60 bilhões, as moedas mundiais mais estáveis são medidas em trilhões. Quando e se o Bitcoin obtiver os níveis de adoção e liquidez próximos ao nível de uso das moedas dominantes emitidas pelo governo, seu preço se tornará muito mais estável do que é hoje.
Todas as moedas e ativos mudam seu valor percebido diariamente. Olhando para trás, para a história do dinheiro, fica claro que todas as moedas, especialmente o fiat, tendem a se depreciar devido à inflação. No caso do Bitcoin hoje, a desvalorização do preço pode ocorrer devido a uma falha de sua rede, novas regulamentações, problemas de estabilidade, melhores alternativas ou qualquer outra coisa que desencoraje as pessoas de usá-lo.
No entanto, ao contrário das moedas tradicionais, o Bitcoin é deflacionário , o que significa que seu valor deve ser valorizado com o tempo. Apesar dos riscos aparentes, ele ainda tem o melhor histórico de todas as criptomoedas e, portanto, significa a inovação financeira mais importante de nosso tempo.