Negociar e investir tem sido vital na forma como o mundo financeiro e nós, como raça humana, evoluímos. Da troca de um para um ao comércio em mercados, à invenção da primeira moeda, ao comércio internacional e agora às finanças globalizadas. O mundo está cada vez menor em termos de acesso a oportunidades de investimento e negociação. O truque é encontrar o que é certo para você.
Fator importante: Prazo
Primeiro, como o fator mais importante é o prazo em que um ativo é comprado ou vendido. Como trader, você manterá o ativo apenas por um curto período de tempo. O objetivo é comprar o ativo a um preço baixo para depois vender a um preço mais alto. Isso é chamado de “posição longa”. As criptomoedas tornaram-se populares para negociar, pois sua volatilidade cria oportunidades sem fim para comprar e vender com lucro ou potencialmente uma perda. A negociação de ativos em um curto período de tempo permite que você obtenha lucro para um ativo geralmente em um período de tempo muito mais rápido do que investir.
Investir caracteriza-se por manter e acumular ativos por um período mais longo. Isso pode levar anos, décadas. O benefício de investir, acumular e manter vários ativos por um longo período de tempo tem muitos benefícios relacionados à minimização de riscos, suavização da volatilidade, implicações fiscais, benefícios de dividendos, redução do preço médio de entrada, estresse, gerenciamento de tempo e mitigação de oportunidades para mencionar alguns. Investir pode ser feito por qualquer pessoa, nova ou experiente, e é uma habilidade de vida que todos deveriam aprender.
Riscos no investimento
O risco é um fator enorme ao fazer um investimento ou comércio. O potencial de perder os fundos que você adiantou deve ser levado em consideração antes de se comprometer. É importante fazer sua pesquisa e educar-se o máximo possível sobre o ativo. Os principais fatores a serem digeridos são a volatilidade e a liquidez do ativo, quanto capital você está disposto a arriscar e apresentar, fatores de mercado externos, como eventos globais, manipulação do mercado e diversificação de seu portfólio.
Ao investir, o risco se resume à sua exceção e à previsão do valor do ativo. Se você imaginou que o ativo ganharia um valor maior do que o esperado e o valor diminuir, isso pode levar a uma perda de lucro ou capital. Leve em conta a inflação, as taxas de juros e a lucidez do ativo em questão.
Se você vai começar a negociar, é vital ser claro e rigoroso com o gerenciamento de risco por negociação. Uma pesquisa no Google sugeriria a implantação de um máximo de 0,5 a 1% do seu capital por negociação ao iniciar. Você pode se sentir mais confiante em apresentar uma porcentagem maior, depois de analisar a preferência de ativos. Diversificar a avaliação em sua carteira de negociação não garante uma perda de capital. No entanto, criará mais oportunidades para obter retornos mais altos com um risco menor.
Infelizmente, o mercado pode ser manipulado, que é quando há uma manifestação artificial da oferta e demanda no mercado. É por isso que, novamente, é tão importante entender o mercado em que você vai entrar e não ser influenciado por informações enganosas, quanto mais você se educar, melhor!
Paciência e pensamento estratégico
Para um investidor, paciência e pensamento estratégico são fundamentais. Às vezes, pode ser tentador sair de sua posição mais cedo quando você vê o valor caindo para preservar o capital ou aumentando o valor para obter alguns lucros rápidos. No entanto, pode não ser o momento mais lucrativo para fazê-lo. Ter uma visão mais longa dos ciclos de mercado geralmente é menos estressante e muito mais eficiente em termos de tempo para gerenciar ao analisar os ciclos mensais e anuais. Sem ficar colado a uma tela olhando para números, seu foco principal pode permanecer em seu trabalho ou empresa, bem como em sua família.
Pensar como um trader exige que você se sinta confortável em assumir riscos e aceitar negociações perdidas como parte do desenvolvimento de sua estratégia. Um trader de sucesso continuará a usar e refinar sua estratégia ao longo do tempo, em vez de apenas adivinhar e apostar no resultado de cada negociação. Os comerciantes adotam a disciplina em suas estratégias de negociação e não se tornarão excessivamente entusiasmados ao ganhar o comércio, depois excessivamente desapontados ao perder. Aderir a uma estratégia é fundamental para medir não apenas o lucro versus a perda, mas também as negociações vencedoras versus as negociações perdidas, bem como uma infinidade de dados adicionais que ajudarão a desenvolver a estratégia a longo prazo.
Investimentos longo prazo
O investidor icônico Warren Buffett quer que os investidores entendam que, quando compram uma ação, não estão simplesmente comprando um número, mas sim uma parte de um negócio tangível junto com os ganhos futuros que podem gerar. Como os investidores estão nisso a longo prazo, um investidor experiente estaria menos inclinado a vender suas ações em uma grande empresa que por acaso teve um ano ou trimestre ruim.
Buffet é um bom exemplo de investimento de longo prazo: de 1996 a 2014, a participação da Berkshire’s Hathaway’s (empresa de Buffett) em duas de suas principais participações, American Express e Coca-Cola, cresceu mais de US$ 13 bilhões e US$ 17 bilhões, respectivamente. Como? Sem fazer nada nada, isto é, exceto comprar e manter essas ações por décadas.
Hoje, Buffett ainda não comprou ou vendeu ações da American Express ou da Coca-Cola. Não há razão para isso, porque os negócios principais dessas empresas e a capacidade de aumentar os lucros enormes não mudaram – seus fundamentos permanecem sólidos.
Investir: Ferramentas do Comércio
O principal entre os muitos recursos disponíveis para os investidores é a pesquisa fundamental. Esta pesquisa baseia-se na análise qualitativa, onde analistas profissionais observam a saúde geral de uma empresa. Eles consideram a gestão, as metas de negócios e as estratégias de uma empresa, participam de suas reuniões e dependem muito da análise de suas finanças trimestrais e anuais (formulários 10-Q e 10-K, respectivamente).
A pesquisa fundamental também usa ferramentas quantitativas, como a capitalização de mercado de uma empresa, relação preço-lucro (P/L), índice de distribuição de dividendos, rendimento de dividendos, retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e muitas outras variáveis, tanto projetadas quanto históricas. Os traders, por outro lado, costumam usar pesquisa técnica, que tenta prever movimentos de preços examinando dados históricos e possui seu próprio conjunto de métricas.
Além de ações e títulos: uma olhada nas classes de ativos
Investir, é claro, não é apenas sobre ações. Historicamente, as três principais classes de ativos investíveis são ações (ações), renda fixa (títulos) e equivalentes de caixa, ou instrumentos do mercado monetário. Hoje, no entanto, existem mais classes de ativos, incluindo imóveis, commodities, futuros, outros derivativos financeiros e investimentos em criptomoedas. Dentro dessas classes de ativos, existem muitos tipos de produtos de investimento.
Produtos de Investimento: Veículos e Instrumentos
Produtos de investimento referem-se a todas as ações, títulos, opções, derivativos, commodities e outros instrumentos financeiros que você, como investidor, pode comprar. Esses produtos podem ser classificados ainda mais pela forma como são estruturados. Por exemplo, se você está comprando ações, elas estão na forma de fundos mútuos, fundos de índices ou ações independentes de uma empresa? Se você tem um plano 401(k) em seu local de trabalho, então você já está investindo – geralmente não em ações de empresas independentes, mas em cestas de ações, como fundos negociados em bolsa (ETFs).
Existem diferentes produtos para investidores institucionais e individuais, e eles podem ser personalizados para refletir vários estilos de investimento, tolerâncias de risco, objetivos e horizontes de tempo. Independentemente de seu mix de produtos, os investidores compram veículos de investimento por seu potencial de valorizar o capital e pagar distribuições por um período prolongado.
Negociação Trading
Em comparação com a abordagem de investimento de pesquisa pesada de comprar e manter, a negociação é normalmente um processo mais rápido e mais orientado para a ação. Não é que os traders realizem nenhuma pesquisa ou due diligence sobre os produtos e empresas que negociam na verdade, eles geralmente confiam em analistas fundamentais para isso é mais uma questão de seus conjuntos de habilidades e caixas de ferramentas serem diferentes.
No pregão, os traders são valorizados por sua velocidade e raciocínio rápido. Eles estão constantemente fazendo malabarismos com várias estratégias e técnicas em potencial, isoladamente ou em combinação, em um esforço para obter o maior lucro para seus clientes. Geralmente, negociar é muito mais técnico e quantitativo do que investir.
Alguns traders usam gráficos, tabelas, índices, médias e outros indicadores matemáticos quase exclusivamente para determinar quais ativos comprar, vender ou manter. Além disso, o mundo da negociação vem com vários tipos de pedidos com nomes como “tudo ou nenhum” e “preencher ou matar”. Outro fator distintivo dos traders são seus estilos de negociação reais, que podem refletir amplamente uma dessas categorias:
- Trader de posição: Mantém posições de meses a anos
- Swing trader: Mantém posições de dias a semanas
- Day trader: Mantém posições ao longo do dia apenas; sem posições noturnas
- Trader de couro cabeludo: mantém posições de segundos a minutos; sem posições noturnas
Frequentemente, a negociação envolve a compra oportuna de um ativo apenas para transformá-lo e vendê-lo imediatamente se você for um scalper trader, ou alguns dias depois se você for um swing trader. Devido à sua natureza rápida de entrada e saída, a negociação pode ser mais arriscada do que investir. Por exemplo, digamos que você tem um palpite de que a Tesla pode lançar uma bateria nova e mais eficiente para alimentar seus veículos elétricos.
Seguindo esse palpite, você compra ações da Tesla, apostando que, se anunciarem uma nova bateria, as ações de suas ações aumentarão. Se a negociação for do seu jeito, as ações da Tesla aumentam e você pode obter lucro vendendo-as rapidamente. Se a notícia não impressionar o mercado, no entanto, você pode enfrentar grandes perdas.
Investimento e negociação de criptomoedas
Com cripto, você geralmente não possui um pedaço de uma empresa como você faz com ações. As raras exceções a isso são as ofertas de tokens de segurança (STO), que podem conceder ao proprietário uma participação acionária de uma empresa. A compra de títulos tradicionais é um processo muito mais lento e complexo do que comprar e vender criptomoedas. Por exemplo, em menos de dez minutos, você pode transferir ativos digitais de uma exchange para sua carteira privada.
Nos EUA e na maioria dos países desenvolvidos, o comércio de criptoativos não é tão fortemente regulamentado quanto os valores mobiliários. Mesmo assim, existem várias plataformas de negociação de criptomoedas bem regulamentadas. Você pode usar várias estratégias de investimento e negociação de criptomoedas (venda a descoberto), juntamente com alguns tipos de pedidos (stop-loss) e produtos de investimento (opções). Mas, essencialmente, apenas os conceitos mais básicos de investimento e negociação tradicionais atualmente se traduzem diretamente em criptomoedas:
O investimento em criptomoedas ainda é principalmente para uma perspectiva de longo prazo. Você compra ativos digitais e os mantém por um tempo relativamente longo, que em tempo de criptografia pode ser apenas de um a três anos, esperando que eles valorizem. As estratégias de negociação de criptomoedas se concentram em retornos mais rápidos para tentar obter lucro. Embora ainda possa ser dias, semanas e trimestres, é frequentemente menos de minutos ou até menos de segundos.
As principais semelhanças conceituais terminam aqui, no entanto. Em última análise, as estratégias de negociação de criptomoedas emprestam das disciplinas legadas quando e onde podem. Mas, na maioria das vezes, a criptomoeda é um ativo totalmente novo; juntamente com uma nova infraestrutura e alguns métodos de investimento exclusivos.
Análise e Estratégia de Mercado
Tanto o investimento quanto a negociação envolvem suposições fundamentadas com base em dados técnicos históricos e análises fundamentais das condições de mercado passadas, atuais e futuras para desenvolver uma estratégia de investimento. A Análise Técnica refere-se a gráficos de dados com gráficos de barras, linhas e gráficos. Muitos traders ficarão grudados nas telas de negociação e gráficos para seguir sua estratégia de negociação com base nos movimentos dos preços de mercado em minutos, horas, dias ou até semanas.
A análise fundamental analisará as condições de mercado mais amplas, com dados de preços formando apenas uma pequena parte da estratégia mais ampla. A análise de mercado e a pesquisa no mercado ajudarão a formar, medir, monitorar e executar uma estratégia focada em fundamentos. Abordagens híbridas para estratégias de negociação e investimento podem incluir preço de ativos, indicadores, médias, eventos mundiais, notícias e até mesmo o clima para criar um conjunto de regras para ditar sua estratégia de negociação. Para qualquer iniciante, mais simples é melhor.
Uma estratégia simples empregada por alguns investidores é chamada de “média do custo do dólar”, que é a prática de investir em um ativo recorrente nos mesmos intervalos de tempo de acordo com o tamanho geral do investimento. Um exemplo seria comprar $ 100 de uma ação ou ativo todo mês antes de qualquer outra despesa. Essa compra, retenção e acumulação ajudam a suavizar nosso preço médio de “entrada” no ativo.
Quando um mercado está em tendência de baixa, você acumulará mais. Quando o mercado está em tendência de alta, você acumulará menos, mas seu preço médio permanecerá relativamente o mesmo. Durante um período mais longo, seu preço médio de entrada sempre estará abaixo do valor de mercado atual. Se este ativo também render juros para detenção de longo prazo, você se beneficiará dos juros compostos de longo prazo.
Vamos dar uma olhada no ativo bitcoin (BTC) como exemplo. Nos últimos três meses, o BTC foi incrivelmente volátil em seu valor e aumentou 170% de £ 3.477 para £ 8.176. Do ponto de vista de um investidor, seria um ótimo momento para comprar bitcoin no mínimo de £ 3.477 para manter o ativo. Do ponto de vista de um trader, haveria muitas oportunidades de comprar e vender BTC nesse período de tempo para obter lucro.
Conclusão
Investir e negociar envolvem estratégias muito diferentes, mentalidade de prazos e valores fundamentais. Nenhuma delas é a melhor maneira de ganhar dinheiro, mas ambas são importantes para aprender e distinguir entre elas. É importante investir ou negociar apenas o que você pode perder. A negociação pode certamente ser emocionante e uma maneira rápida de obter lucro, enquanto o investimento requer uma visão de longo prazo para o desempenho do ativo.