Qual cripto comprar hoje? 10 criptomoedas que pode valorizar em 2023? São perguntas muito comum no mercado de criptomoedas. Os otimistas esperam que o mercado de criptomoedas valha cerca de US$ 250 trilhões até 2030. Mas apenas uma fração disso será absorvida pelo Bitcoin. A maior parte desse mercado desproporcional estará nas mãos de altcoins como Ethereuim ou Solana.
No momento, porém, a maioria das novas altcoins está sendo vendida por centavos o que torna agora o melhor momento para comprar criptomoedas. Vendo que atualmente existem mais de 22.000 altcoins disponíveis hoje, encontrar as principais altcoins para comprar hoje pode ser esmagador. Nós esclarecemos essa confusão e ajudamos você a começar a investir em altcoins discutindo o que consideramos as 10 melhores altcoins e qual cripto comprar hoje.
O que é altcoin?
Uma altcoin é uma criptomoeda alternativa ao Bitcoin, que em si era a única moeda cripto em um ponto no tempo. Durante seus primeiros anos, o Bitcoin dominou tanto o campo que outros rivais foram definidos em relação à criptomoeda original. Era Bitcoin e tudo mais. Então, o que quer que não fosse Bitcoin era, um tanto ironicamente, chamado de altcoins ou talvez, ainda menos caridosamente, sh*tcoins, em uma rima com a moeda digital original.
Portanto, altcoins são qualquer criptomoeda que não seja Bitcoin. Nos primeiros anos da criptomoeda, esse tipo de definição fazia muito sentido, já que o Bitcoin ocupava a maior parte da atenção do mercado, e os concorrentes compunham dezenas ou até algumas centenas de moedas alternativas. Atualmente, alguns especialistas estimam o número de criptomoedas individuais em mais de 19.000. Portanto, faz menos sentido do que nunca definir o campo de criptografia como “Bitcoin e tudo mais”.
Dito isso, o Bitcoin continua sendo a maior criptomoeda, com uma capitalização de mercado – o valor do número total de moedas existentes – mais que o dobro do segundo maior player, Ethereum , de acordo com CoinMarketCap.com. E o tamanho dos outros jogadores cai rapidamente a partir daí.
Tipos de altcoins
Com literalmente milhares de criptomoedas existentes, os especuladores à procura de altcoins são mimados pela escolha. Mas muitas negociações se aglutinam em torno dos maiores players e daqueles com algumas das melhores especificações técnicas, como tempos de transação rápidos.
Moedas baseadas em mineração
As moedas baseadas em mineração são extraídas em circulação por redes de computadores que resolvem problemas matemáticos complexos, muitas vezes exigindo muita energia. A maior criptomoeda do mundo – Bitcoin – é uma moeda baseada em mineração, mas muitas altcoins também.
Stablecoins
Stablecoins são um tipo de criptomoeda cujo valor está atrelado ao de outro ativo, normalmente o dólar americano. Stablecoins rastreiam o ativo subjacente, tentando manter o preço da moeda equivalente à moeda. Muitas vezes, as stablecoins são apoiadas por ativos como dólares reais (embora muitas vezes títulos e outros ativos), dando a uma stablecoin uma base em moeda real. Exemplos de stablecoins incluem Tether e USD Coin.
Apesar de seu apelido, às vezes as stablecoins são tudo menos estáveis. TerraUSD, uma stablecoin atrelada ao dólar, ganhou as manchetes em maio de 2022, quando caiu para apenas alguns centavos por dólar. Os estabilizadores automáticos da moeda não conseguiram acompanhar os pedidos dos traders que queriam vender suas posições.
Tokens de segurança
Um token de segurança é um tipo de moeda que representa uma participação fracionária em outro ativo. Por exemplo, uma obra de arte pode ter tokens de segurança que dividem a propriedade desse ativo e validam a propriedade dele. Ou uma empresa pode ter sua propriedade representada por tokens de segurança. Portanto, esse tipo de token pode permitir que ativos mais tradicionais sejam securitizados.
Memecoins
Memecoins são um tipo de criptomoeda que conquistou o público, talvez através das mídias sociais ou dos tweets de celebridades como o CEO da Tesla, Elon Musk. As memecoins geralmente têm um aspecto de loteria, aumentando de preço muito rapidamente e depois caindo vertiginosamente. Memecoins populares incluem Dogecoin e Shiba Inu .
O que é uma temporada de Altcoins?
A temporada de altcoins refere-se a um período em que as criptomoedas não-bitcoin, conhecidas como altcoins, superam o BTC. Todos sabemos que o Bitcoin , a maior criptomoeda do mundo por capitalização de mercado, ou valor de mercado, é amplamente negociado em todo o mundo. Na verdade, ele comanda uma parcela tão significativa do volume de negociação nos mercados de criptomoedas que existe uma métrica bem conhecida que compara o BTC com as criptomoedas não BTC. Essa métrica, apropriadamente chamada de ‘dominância do Bitcoin’, é descrita como a relação entre o valor de mercado do Bitcoin e o restante dos mercados de criptomoedas.
Embora o domínio do Bitcoin costumava ser próximo de 100%, a presença e a crescente popularidade das altcoins levaram a uma queda no domínio do Bitcoin. Quando várias altcoins ganham um valor de mercado significativo que ultrapassa o valor de mercado do Bitcoin, isso pode sinalizar o início de uma temporada de altcoins. Durante uma temporada de altcoins, as altcoins tendem a superar o Bitcoin, fazendo com que o Bitcoin perca o domínio no mercado de criptomoedas. Por causa disso, traders e investidores experientes com portfólios diversificados observam as temporadas de altcoins para ajustar seus portfólios de acordo.
Continue a leitura do artigo qual cripto comprar hoje? 10 criptomoedas que pode valorizar em 2023.
Qual cripto comprar hoje? É uma boa ideia comprar criptos agora?
Muitas pessoas fazem perguntas do tipo, Qual cripto comprar hoje? É uma boa ideia comprar criptos agora? Essas são perguntas difíceis de responder, mas vamos deixar que você tire suas proprias conclusões. Isso porque como acontece em todos os tipos de investimentos, a resposta não é tão simples. Vamos dar uma olhada mais profunda no que está acontecendo com o mercado de criptomoedas hoje.
Atualmente, os preços da maioria das criptomoedas estão longe de seus máximos históricos. O mercado de criptomoedas está atualmente me queda porque os investidores potenciais e existentes estão lutando com questões socioeconômicas globais. Esses incluem:
- A guerra da Rússia na Ucrânia
- Ansiedade de recessão
- Aumento da inflação
- Aumento das taxas de juros
Momentos delicados como esses em que estamos passando no mercado financeiro geram muitas incertezas, e o ser humano, por natureza, tem medo do incerto. O medo, por sua vez, causa o pânico, sentimento que leva o investidor a tomar decisões irracionais, que prejudicam seu processo de enriquecimento no longo prazo.
Primeiramente, paciência e longo prazo não é esperar por 3 meses, 6 meses ou 12 meses. O horizonte de investimento de todo o investidor deveria ser, no mínimo, de 3 anos. Por isso a necessidade de investir apenas o montante do qual você não precisará no curto prazo.
Em segundo lugar, o mercado cripto se recuperará. Isto a história nos mostra e, por mais que ela não se repita, ela rima. No entanto, os investidores apenas triunfarão se comprarem as criptomoedas certas, isto é, aquelas que são projetos solidos e a um bom preço. Esperamos que isso reponda a pergunda de qual criptos comprar hoje?
Top 10 criptomoeda que vai valorizar em 2023
1. Polygon (MATIC)
Em primeiro lugar está Polygon, anteriormente conhecido como Matic Network. Polygon é uma plataforma e estrutura de escalabilidade blockchain para conectar e construir redes blockchain compatíveis com Ethereum. A rede também se refere a si mesma como “internet de blockchains da Ethereum” porque uma das principais missões da Polygon é agregar soluções escaláveis para suportar um ecossistema Ethereum multichain.
A rede Polygon é nativa do Ethereum, alinhada para ser interoperável com todas as infraestruturas existentes e até futuras do Ethereum, oferecendo uma estrutura para sua interoperabilidade com outras soluções de camada 2, sidechains e blockchains soberanos. A rede Polygon também é categorizada como um agregador de camada 2, com o objetivo de criar um ecossistema multicadeia de blockchains compatíveis com Ethereum com interoperabilidade superior.
2. Algorand (ALGO)
Em segundo lugar da nossa lista está Algorand que é uma rede descentralizada construída para resolver o Blockchain Trilema de alcançar velocidade, segurança e descentralização simultaneamente. Lançada em junho de 2019 pelo cientista da computação e professor do MIT Silvio Micali, a Algorand é uma rede blockchain de código aberto e sem permissão sobre a qual qualquer pessoa pode construir. A Algorand foi projetada para ser uma rede focada em pagamentos com transações rápidas e um forte foco em alcançar a finalização quase instantânea – isso significa processar mais de 1.000 transações por segundo (TPS) e alcançar a finalização da transação em menos de cinco segundos.
A Algorand usa um mecanismo de consenso Proof-of-Stake (PoS) e distribui recompensas do validador para todos os detentores de sua criptomoeda ALGO nativa. Por meio de uma forte capacidade de rendimento e incentivo equitativo da comunidade, a Algorand é capaz de gerenciar os requisitos de alto rendimento de uso global generalizado e uma variedade de casos de uso.
3. Avalanche (AVAX)
Já em terceiro lugar está Avalanche que é uma plataforma para criação de contratos inteligentes, aplicações descentralizadas e Blockchains personalizadas e interoperáveis. A rede foi lançada em 2020 pela Ava Labs, composta por Kevin Sekniqi, Maofan “Ted” Yin e Emin Gün Sirer, com o objetivo de oferecer melhor escalabilidade sem comprometer a descentralização e a segurança da Blockchain.
Outros objetivos envolvidos são o de oferecer taxas menores do que outras plataformas de contratos inteligentes, como a Ethereum, e apresentar uma solução para a interoperabilidade entre redes, com a possibilidade de criar sub-redes que compartilham a segurança e a velocidade da rede principal da Avalanche. Seu ecossistema possui potencial para expansão, sendo Aave e Sushiswap grandes exemplos de alguns projetos DeFi que já o compõem. O principal token da plataforma é o AVAX, usado para proteção da rede, pagamentos de taxas e como moeda base para as subnets criadas na Avalanche.
4. Litecoin (LTC)
Litecoin é uma criptomoeda que foi projetada para fornecer pagamentos rápidos, seguros e de baixo custo, aproveitando as propriedades exclusivas da tecnologia blockchain. Para saber mais sobre este projeto, confira nosso mergulho profundo do Litecoin. A criptomoeda foi criada com base no protocolo Bitcoin (BTC), mas difere em termos do algoritmo de hash usado, hard cap, tempos de transação de bloco e alguns outros fatores. O Litecoin tem um tempo de bloqueio de apenas 2,5 minutos e taxas de transação extremamente baixas, tornando-o adequado para microtransações e pagamentos em pontos de venda.
O Litecoin foi lançado por meio de um cliente de código aberto no GitHub em 7 de outubro de 2011, e a Litecoin Network foi lançada cinco dias depois em 13 de outubro de 2011. Desde então, ele explodiu em uso e aceitação entre os comerciantes e tem contado entre as dez principais criptomoedas por capitalização de mercado durante a maior parte de sua existência. A criptomoeda foi criada por Charlie Lee, um ex-funcionário do Google, que pretendia que o Litecoin fosse uma “versão leve do Bitcoin”, na medida em que apresenta muitas das mesmas propriedades do Bitcoin – embora mais leve.
5. Chainlink (LINK)
Chainlink (LINK) é uma rede oracle descentralizada com o objetivo de conectar smart contracts com dados do mundo inteiro. A Chainlink foi desenvolvida por Sergey Nazarov, com Steve Ellis como cofundador. Foi realizado o ICO em setembro de 2017, arrecadando U$32 milhões, com o fornecimento total de 1 bilhão de tokens LINK. A LINK, a criptomoeda nativa da rede oracle descentralizada Chainlink, é usada para pagar os operadores de nós.
Visto que a rede Chainlink possui um sistema de reputação, provedores de nós que possuem uma grande quantidade de LINK podem ser recompensados com contratos maiores, enquanto falha no envio de informações precisas resultará em dedução dos tokens. Os desenvolvedores descrevem a LINK como “um token ERC20, com a funcionalidade adicional de transferência ERC223 ‘transfira e ligue’ (endereço, uint256, bytes), permitindo que os tokens sejam recebidos e processados pelos contratos com uma só transação.” Após o ICO da LINK em 2017 de U$32 milhões, 32% dos tokens LINK foram enviados para os operadores de nós, para incentivar o ecossistema, e 30% ficaram com a Chainlink para desenvolvimento (35% foi vendido na venda pública dos tokens).
6. Polkadot (DOT)
Polkadot é um protocolo open-source de compartilhamento multichain, que facilita a transferência cross-chain de qualquer tipo de dado ou ativo, não apenas tokens, tornando assim uma ampla gama de blockchains interoperáveis entre si. Esta interoperabilidade procura estabelecer uma rede totalmente descentralizada e privada, controlada pelos seus usuários, simplificando a criação de novas aplicações, instituições e serviços.
O protocolo Palkadot conecta cadeias públicas e privadas, rede “sem permissão”, oráculos e futuras tecnologias, permitindo que estas blockchains independentes compartilhem informações e transações “sem confiança” através da cadeia de retransmissão Polkadot (explicada mais abaixo). O token nativo da Polkadot, o DOT, serve a três propósitos claros: fornecer governança e operação na rede, e criar parachains (cadeias paralelas) por ligação.
7. Stellar Lumens (XLM)
Stellar é uma rede aberta que permite a movimentação e o armazenamento de dinheiro. Quando foi lançada em julho de 2014, um de seus objetivos era impulsionar a inclusão financeira para alcançar as pessoas no mundo todo que não possuem acesso ao banco mas um pouco depois, suas prioridades mudaram para ajudar empresas financeiras a conectarem umas com as outras por meio da tecnologia blockchain.
Lumens, o token nativo da rede, funciona como uma ponte que torna mais barata a negociação de ativos entre fronteiras. Tudo isso visa desafiar os provedores de pagamento existentes, que muitas vezes cobram taxas caras por um serviço semelhante. Se tudo isso soa familiar, cabe destacar que Stellar foi originalmente baseada no protocolo Ripple Labs. O blockchain foi criado como resultado do hard fork e, posteriormente, o código foi reescrito.
8. FTX Token (FTT)
FTT é o token de criptomoedas nativo da plataforma de negociação de derivativos de criptomoedas FTX, que foi lançada em 8 de maio de 2019. A equipe por trás da FTX contém alguns dos maiores traders de criptomoedas dos últimos anos que, por terem encontrado problemas com a maioria das corretoras de criptomoedas de futuros, decidiram lançar sua própria plataforma. A FTX afirma que se destaca devido aos recursos como prevenção de clawback, um pool centralizado de garantia e liquidação universal em stablecoin.
No que diz respeito à prevenção clawback, em outras corretoras de derivativos uma quantia considerável dos fundos dos clientes foi reivindicada por perdas sociais. A FTX reduz isso utilizando um modelo de liquidação de três camadas. Nas corretoras de futuros de criptomoedas existentes, a garantia é fragmentada em carteiras de token; isso pode ser difícil para os traders, pois evita que as posições sejam liquidadas. Por outro lado, os derivativos da FTX são liquidados em stablecoin e requerem apenas uma carteira de margem universal.
Outro recurso da FTT são os tokens alavancados, que permitem que os traders coloquem posições alavancadas sem a necessidade de negociar margem. Se o trader quiser entrar short no Bitcoin com alavancagem de 3x, ele pode simplesmente comprar na FTX o token alavancado em Bitcoin short em 3x. Esses tokens são compatíveis com ERC20 e podem ser listados em qualquer corretora spot. Atualmente, a FTX oferece tokens alavancados em XRP, BNB, TRX, BTC, ETH, EOS, USDT e LEO.
9. Cardano (ADA)
Cardano é uma plataforma blockchain proof-of-stake que afirma ter o objetivo de permitir que “agentes de mudança, inovadores e visionários” tragam mudanças globais positivas. O projeto de open-source também visa “redistribuir o poder das estruturas complexas para as margens do indivíduo” — ajudando a criar uma sociedade mais segura, transparente e justa. Cardano foi fundada em 2017, e o token ADA é projetado para garantir que os seus proprietários participem na operação da rede. Assim, aqueles que detêm a criptomoeda possuem o direito de voto em qualquer proposta de mudança do software.
A equipe por trás do blockchain em camadas diz que já ocorreram alguns casos de uso interessantes para sua tecnologia, que visa permitir que aplicativos descentralizados e smart contracts sejam desenvolvidos com modularidade. Cardano é usada por empresas agrícolas para rastrear produtos frescos do campo até a mesa, enquanto outros produtos construídos na plataforma permitem que os registros sejam armazenados de uma maneira à prova de falsificação para que os varejistas reprimam produtos falsificados.
10. Ripple (XRP)
XRP é a criptomoeda nativa da Ripple, um sistema de pagamento em criptomoedas criado pela Ripple Labs Inc. XRP é seu “ativo digital construído para pagamentos globais,“ o que implica que a Ripple planeja rivalizar com as transferências de dinheiro geralmente conduzidas pelo sistema bancário. XRP permite que os usuários enviem dinheiro a um custo muito baixo, buscando atrair o interesse de clientes de varejo e bancos. Uma proposta de valor importante da Ripple são seus minúsculos custos de transação, enquanto oferece uma finalidade de transação de menos de cinco segundos.
A empresa foi fundada em 2012 por Chris Larsen e Jed McCaleb, e é baseada no trabalho de Ryan Fugger, que criou a XRP Ledger em 2012. O XRP Ledger é um livro razão criptografado de código aberto fomentado por uma rede ponto a ponto de nós. McCaleb acabou deixando a Ripple e fundou a Stellar, outra criptomoeda para pagamentos.
Após a empresa mudar seu nome original de OpenCoin para Ripple, ela buscou parcerias de alto nível com Bank of America, Santander e Standard Chartered. No entanto, a Ripple logo teve problemas legais com as autoridades reguladoras dos EUA por não cumprir as Leis de Sigilo Bancário, e mais tarde foi rotulada como um título não registrado. Até o momento de 2022, esse processo ainda não foi resolvido. Além disso, a empresa foi acusada de propaganda enganosa no começo da sua existência.
O que considerar antes de comprar altcoins?
Se algo pudesse ser ainda mais arriscado do que investir nas principais criptomoedas, seria comprar altcoins relativamente desconhecidos. Aqui estão algumas coisas a considerar antes de mergulhar em altcoins esperando um pagamento semelhante a loteria:
- A criptomoeda é impulsionada inteiramente pelo sentimento. Como a criptomoeda geralmente não é apoiada pelos ativos ou fluxo de caixa de uma empresa subjacente como uma ação, ela é impulsionada apenas pelo sentimento. O sentimento pode variar de extremamente otimista para deprimente pessimista, o que significa que as altcoins dependem de os comerciantes serem ou se tornarem mais otimistas para que seus preços subam.
- Os investidores reúnem as moedas mais populares. Como a criptomoeda é impulsionada pelo sentimento, os investidores reúnem as moedas mais populares, concentrando-se em Bitcoin, Ethereum e um punhado de outras. Enquanto de vez em quando uma altcoin surge Dogecoin ou Shiba Inu sendo exemplos de raça pura – literalmente milhares de outras permanecem desconhecidas. Isso significa que, se uma altcoin entrar na casinha de cachorro, ela pode nunca voltar a ser favorecida, custando a maior parte ou até mesmo todo o seu investimento.
- Você tem dinheiro que você pode dar ao luxo de perder? Dado o tipo de risco extremo das altcoins, bem como sua volatilidade, é importante perguntar se você está apostando apenas o dinheiro que pode perder. Criptomoeda e outros mercados financeiros não são lugares onde você investe seu dinheiro de aluguel ou outros fundos que você precisa.
- Concentre-se na capacidade técnica de uma altcoin. Se você deseja investir em uma altcoin, estude sua capacidade técnica. Algumas altcoins, como Solana, dispararam porque fornecem alta funcionalidade a baixo custo, por exemplo. Os recursos de uma criptomoeda podem ajudar a mantê-la na vanguarda da imaginação do público e, portanto, torná-la um veículo comercial atraente que os comerciantes podem reunir.
Conclusão: 10 criptomoedas que pode valorizar em 2023
Ao comprar ativos altamente especulativos, como criptomoeda, é importante entender que você pode perder todo o seu investimento. No mínimo, os traders devem esperar extrema volatilidade, como o mercado viu em 2022. Você pode ter perdido sua chance com o Bitcoin quando estava sendo negociado a apenas 50 USD na época, mas agora você não precisa se sentir mal por uma oportunidade perdida porque existem algumas Altcoins incríveis por aí e você pode ficar de olho para investir. O PortalCripto espera que o artigo tenha trazido informações necessárias sobre as 10 criptomoeda que vai valorizar 2023.
Tendo dito isso, antes de fazer qualquer investimento, faça suas pesquisas, investir em criptomoedas é altamente arriscado e especulativo, e este artigo não é uma recomendação do redator para investir em criptomoedas.