Foi lançada nesta quarta-feira (22), uma nova plataforma blockchain que deseja eliminar a demora ocorrida nas transações. O LibreScan é o produto da plataforma QANplatform, da Estônia. O novo blockchain espera mudar o jogo do explorador de blocos, lançando algo mais privado.
LibreScan é diferente de outros exploradores de bloco, pois é um projeto de código aberto para o qual todos podem contribuir e não tem uma figura central no comando, sendo auto hospedado, o que significa que os usuários podem executar o explorer em seu PC e ninguém mais terá acesso aos dados; endereços de carteira não podem ser rastreados.
Precisamos de uma abordagem rápida e conjunta para erradicar o único ponto real centralizado de ameaça de falha para garantir a acessibilidade e privacidade de todos os atores na comunidade criptográfica”, disse Johann Polecsak, cofundador e CTO da QANplatform.
O projeto é liderado pela QANplatform, e funciona para permitir que desenvolvedores e empresas criem contratos inteligentes resistentes ao quantum, DApps, soluções DeFi, NFTs, tokens e um metaverso no topo de seu blockchain em qualquer linguagem de programação. No início deste ano, a QAN havia conseguido um financiamento de US$ 2,1 milhões de investidores como Fairum Ventures, DeltaHub Capital, Insignius Capital e BlackDragon.
A QANplatform também lançou um recurso de implantação em nuvem que permite aos desenvolvedores usar o blockchain privado do projeto para as principais plataformas de nuvem, como Amazon AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform, tudo em menos de 5 minutos, o tornando mais rápido do que instalar outros blockchains como Ethereum, Polkadot ou Algorand.
Como vimos recentemente, uma falha de segurança importante pode causar interrupções massivas em todo o ecossistema. Este é o motivo pelo qual gostaríamos de convidar todos os principais participantes do mercado e programadores individuais para o desenvolvimento dirigido pela comunidade para criar o primeiro Blockchain Explorer (DBE) descentralizado verdadeiramente gratuito, de código aberto e auto-hospedado chamado LibreScan”, finalizou Polecsak.