O Cross-Chain Transfer Protocol (CCTP) foi ativado pela criadora da stablecoin USD Coin, a Circle, e permitirá que os usuários consigam mover sua stablecoin USDC entre blockchains da Ethereum (ETH) e Avalanche (AVAX).
1/ Today marks a new milestone! Cross-Chain Transfer Protocol (#CCTP) is now on mainnet for @Ethereum and @Avax. https://t.co/ExIAWywNGt
— Circle (@circle) April 26, 2023
Em seu site, os desenvolvedores explicam que o Cross-Chain Transfer Protocol (CCTP) é um utilitário on-chain sem permissão que facilita as transferências USDC entre blockchains por meio de gravação e cunhagem nativas.
“O CCTP resolve os problemas de fragmentação de liquidez e experiências ruins do usuário causadas por versões não oficiais e em ponte do USDC flutuando no ecossistema. Os aplicativos criados no CCTP podem essencialmente teletransportar o USDC nativo de uma cadeia para outra, fornecendo aos usuários uma maneira altamente eficiente de realizar transações em um mundo com várias cadeias”, informou.
A Circle citou a integração no protocolo de projetos de ponte e protocolos focados em interoperabilidade, a exemplo do Celer Network, Layer Zero, Li.Fi, Multichain, Router Protocol, entre outros.
A empresa havia ressaltado que, futuramente, além do Ethereum e do Avalanche, o protocolo também estará disponível em outras blockchain.