Os colaboradores do protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) Anchor pediram que houvesse um corte nas taxas de Terra-USD (UST) para uma média de 4%, ao invés dos atuais 19,5%, à medida que o ecossistema Terra mais amplo busca medidas para proteger a paridade da UST com dólares americanos.
Reduzir as taxas de juros mínimas para 3,5% e as taxas máximas de depósito para 5,5%, com uma taxa de juros direcionada de 4%”, pedia a proposta enviada pelos colaboradores.
Cerca de 244.000 tokens da Anchor (ANC) foram usados para os votos em “sim”, até o momento de finalização dessa matéria. O ANC é o token de governança do Anchor Protocol, que os usuários podem depositar ou apostar para criar novas pesquisas de governança ou votar em pools existentes iniciados por usuários que apostaram em ANC.
O Anchor é uma plataforma de poupança, empréstimo construída no Terra que serve para permitir que os usuários tenham rendimentos em depósitos UST e façam empréstimos contra participações. Alguns críticos já haviam elogiado sua “taxa de juros alta e estável”, como está descrito em seu site como insustentável devido às altas quantias de dinheiro necessárias para manter essas taxas.
Nos últimos meses, o Anchor continuou a operar como esperado e se tornou o maior aplicativo de finanças descentralizadas (DeFi) no Terra. Contudo, a recente desconexão da UST fez com que os grandes planos do protocolo dessem errado.
Um UST desapegado não pode mais sustentar 18% de APY. Enquanto alguns podem argumentar que taxas de juros mais altas ajudam com menos oferta circulante da UST, quando a stablecoin já perdeu a confiança do público devido a um depeg de 2 dias, as pessoas tentariam sair de qualquer maneira”, escreveu Daniel Hong, colaborador da Anchor, em uma postagem em fórum da comunidade.
Na última quarta-feira (11), O UST teve uma queda tão para baixo que chegou a cotar aos 22 centavos de dólares, em meio a saídas do Anchor e a rápida queda do LUNA, causando um verdadeiro colapso. Desde então, o token se recuperou para 60 centavos, ainda longe de sua indexação de US$ 1, mas a recuperação de longo prazo permanece incerta.