A ProShares, primeira empresa americana a lançar um Exchange-Trade Fund, ou ETF na sigla em inglês (e fundo de índice [que pode ser de ações ou títulos] em tradução livre) nos Estados Unidos, agora visa sua inserção no metaverso. Se aprovado pela SEC, o ETF da empresa utilizará o desempenho do Solactive Metaverse Theme Index (SOMETAV).
De acordo com um recente relatório da Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos, o fundo de índice vem com o nome de The ProShares Metaverse Theme ETF.
Se tiver o aval do órgão regulador americano, o produto será baseado no índice SOMETAV, constituído por empresas que prestam serviços em todo o metaverso ou que utilizam este tipo de tecnologia, como, por exemplo, fazem Apple e Meta (antiga Facebook).
A ProShares é a mais uma das empresas que buscam ingressar no espaço crescente do metaverso. Há pouco tempo, a maior empresa de gerenciamento de ativos digitais do mundo, a Grayscale Investments, havia feito uma projeção de que o setor do metaverso será avaliado em mais de US$ 1 trilhão futuramente.
Porém, não foi só a Grayscale Investments que fez uma previsão positiva, isso porque Haim Israel, estrategista do Bank of America, crê que o metaverso poderá impulsionar a indústria de criptomoedas para outro nível. Ele afirmou ainda que isso pode fazer com que os ativos digitais comecem a ser amplamente utilizados para as transações financeiras.
Outro nome que se atentou a falar da expansão e possibilidades do metaverso foi Todd Rosenbluth, diretor de ETF e Pesquisa de Fundos Mútuos do CFRA, que espera uma constante evolução.
Não sei se o conceito do metaverso tem pernas, mas os investidores acreditam nele. Dado o sucesso do ETF META, é provável que vejamos mais produtos chegando ao mercado que oferecem uma visão única neste tema a longo prazo”, comentou Rosenbluth.
Neste ano, a ProShares obteve sucesso lançamento o primeiro ETF de estratégia de Bitcoin nos EUA. O produto financeiro, intitulado BITO, começou a ser negociado na Bolsa de Valores de Nova York no final de outubro.