Em uma nova proposta, o cofundador da Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, destacou recentemente um novo protocolo de melhoria da rede, EIP-7706, com foco em um novo modelo de gás específico que visa os dados de chamadas de transações. Atualmente, existem dois tipos de taxas de gás para as transações baseadas em ETH: uma para execução de transação e outra para armazenamento.
A proposta de Buterin, o EIP-7706, revelada recentemente visa uma terceira forma de gás destinado exclusivamente para dados de chamadas, sugerindo que o blockchain vai alocar uma cobrança sob os dados transferidos durante as transações.
De acordo com o documento oficial, o modelo de gás proposto pelo fundador do Ethereum vai adicionar um tipo de transação que fornecerá max_basefee e prioridade_fee como um vetor. “Adicione um novo tipo de gás para dados de chamada de transação. Adicione um novo tipo de transação que fornece max_basefeee priority_feecomo um vetor, fornecendo valores para gás de execução, gás blob e gás calldata. Modifique o ajuste da taxa básica para usar o mesmo mecanismo para os três tipos de gás”, escreveu na proposta.
Em sua justificativa para a proposta, o documento destacou: “Um argumento importante contra o aumento do limite de gás Ethereum, tornando os dados de chamada mais baratos ou aumentando a contagem de blob EIP-4844 antes que tecnologias como PeerDAS se tornem disponíveis, é que o tamanho máximo teórico de um bloco Ethereum já é muito grande e não podemos nos dar ao luxo de aumentar isso ainda mais”.
Além disso, o documento explicou que o EIP proposto também introduz um novo tipo de transação que inclui os três tipos de taxas base máximas e taxas prioritárias como um vetor, permitindo que os mesmos caminhos de código lidem com todos os três tipos de gás.
“Também fazemos o ajuste da taxa básica, que atualmente usa mecanismos separados para gás de execução (introduzido no EIP-1559 ) e blobs (introduzido no EIP-4844), usando a mesma abordagem para todos os três tipos de gás. Isso simplifica as regras de ajuste da taxa base e garante que as propriedades matemáticas mais fortes do algoritmo de ajuste da taxa base EIP-4844 mais recente cubram todos os três tipos de gás”, complementou.
Vale lembrar que, recentemente, o criador da Ethereum, Vitalik Buterin, juntamente com os desenvolvedores Ansgar Dietrichs, Barnabe Monnot e Davide Crapis, introduziu uma nova proposta que promete transformar a maneira como as taxas de gás são calculadas na rede Ethereum. Intitulado “gás multidimensional”, este conceito visa solucionar as ineficiências do atual sistema de gás unidimensional, que não consegue diferenciar os diversos tipos de recursos computacionais utilizados durante as transações.