Justin Drake, um pesquisador de blockchain, compartilhou recentemente uma proposta para atualização relacionada à cadeia de feixes Ethereum (ETH). Durante o evento Devcon, em Bangkok, Drake destacou o conceito Ethereum Beam Chain.
Possibilitando um avanço significativo, o intuito da reformulação proposta é o de consolidar vários avanços importantes na rede Ethereum.
Neste sentido, a proposta da Beam Chain visa a consolidação do suporte nativo destinado para provas de conhecimento zero, bem como, a finalidade rápida em uma única atualização para o blockchain.
Conforme a descrição do especialista, a Beam Chain é um passo significativo que torna a atualização mais próxima da forma final imaginada do Ethereum. De acordo com Drake, a atual Beacon Chain atual, que foi introduzida há cinco anos, está desatualizada.
“A atual cadeia de beacons é meio antiga. As especificações foram congeladas há cinco anos, e nesses cinco anos, muita coisa aconteceu. Particularmente, temos uma compreensão muito melhor do MEV (Maximal Extractable Value)”, destacou o pesquisador do Ethereum Justin Drake na Devcon 2024.
A proposta mencionada marca como sendo a primeira grande visão tecnológica sobre a rede desde a transição da mesma para proof-of-stake. A transição da rede foi realizada há mais de dois anos.
Desenvolvedores do Ethereum introduzem testenet Mekong para atualização Pectra
Os desenvolvedores do blockchain Ethereum (ETH) anunciaram a introdução de uma rede de teste temporária chamada Mekong para a atualização do Pectra. O intuito da testnet é realizar alguns testes com mudanças específicas de código antes delas serem implementadas em outras testnets públicas e, posteriormente, na mainnet.
Em um comunicado, os desenvolvedores do blockchain explicaram que a testnet Mekong objetiva a exploração dos impactos das mudanças previstas na rede.
“Depois de analisar o fork do Pectra , um evento de interoperabilidade bem-sucedido e quatro devnets, agora estamos lançando a primeira testnet Pectra de curta duração: Mekong!”, escreveram os desenvolvedores em um anúncio oficial.
De acordo com os desenvolvedores, a rede de testes Mekong inclui todos os EIPs propostos para o próximo fork Pectra no Ethereum. Essas mudanças incluem mudanças de UX via EIP-7702, mudanças de Staking via EIP-7251, mudanças nos depósitos e mecanismos de saída via EIP-6110 / EIP-7002 entre outras.