Um projeto de lei enviado ao Parlamento indiano que potencialmente regularia as criptomoedas na Índia, com criptomoedas privadas em vista. O projeto, no entanto, também detalha como certas exceções podem ser feitas para promover as tecnologias de blockchain subjacentes com as quais as criptomoedas operam.
O projeto, intitulado “A Criptomoeda e Regulamentação da Lei Oficial da Moeda Digital de 2021”, foi apresentado para revisão na próxima sessão de inverno do Parlamento e se junta a 26 outros projetos para consideração e aprovação, que começa em 29 de novembro.
O projeto envolve um conjunto de marcos regulatórios para a criação de uma moeda digital oficial emitida pelo Reserve Bank of India (RBI). De acordo com o RBI, está atualmente examinando a perspectiva e a viabilidade de lançar sua própria moeda digital do banco central (CBDC), uma decisão estratégica que alinha o país com outras nações como Reino Unido e Cingapura, entre outros, que já lançaram seu próprio sistemas baseados em tecnologias de blockchain de livro-razão aberto.
O RBI, entretanto, afirma que ainda está processando sua decisão final para uma possível data de lançamento do projeto piloto. O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, realizou recentemente uma revisão abrangente sobre criptomoedas e que tipo de implementação regulatória deve ser aplicada.
De acordo com fontes estaduais familiarizadas com o assunto, a sessão de revisão estava explorando uma abordagem “prospectiva e progressiva” para a regulamentação de criptografia, ao mesmo tempo que esclarecia sua posição sobre como um mercado não regulamentado de moeda digital não deve se tornar um terreno fértil para lavagem de dinheiro e terror financiamento. Anúncios enganosos de criptografia também foram destacados durante a reunião.
Representantes da indústria convidados para a sessão parlamentar sugeriram que uma proibição total pode não ajudar os projetos e tecnologias de criptografia a impulsionar a economia, mas que uma regulamentação forte é necessária para lidar com as preocupações de segurança e proteção do investidor.
No início desta semana, o primeiro-ministro Modi também discutiu questões de segurançaem torno da criptografia durante um discurso virtual no Sydney Dialogue, em que afirmou que as nações democráticas ao redor do mundo devem cooperar para que a criptografia não “acabe nas mãos erradas”.
De acordo com estimativas do setor, a Índia representa o maior número de investidores em criptomoedas No mundo. Diante disso, o Reserve Bank sustentou que defenderá a necessidade de uma proibição total da moeda digital privada .