O Projeto Crypto CANTO Coin é um blockchain de Camada 1 sem permissão compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM). O Projeto Canto apresenta a noção radical de que as primitivas principais do DeFi devem existir como Infraestrutura Pública Livre (FPI).
Tendo observado o crescimento do espaço DeFi, três núcleos primitivos surgiram para ancorar qualquer ecossistema DeFi saudável: trocas descentralizadas (DEX), mercados de empréstimos e uma unidade de conta descentralizada. Canto escolhe lançar todos esses núcleos primitivos DeFi como protocolos de utilidade pública, ou Free Public Infrastructure (FPI). Continue lendo para saber mais sobre o Projeto Crypto CANTO Coin.
O que é o Projeto Crypto CANTO Coin?
O projeto Crypto Canto Coin é um blockchain de Camada 1 sem permissão compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM). Ele foi projetado para cumprir a promessa de finanças descentralizadas (DeFi) – que novos modelos serão facilmente acessíveis, completamente transparentes, descentralizados e gratuitos por meio de uma unidade financeira pós-tradicional. O Canto foi lançado sem base principal, pré-venda, aquisição ou financiadores de risco para ser completamente descentralizado. No momento em que escrevo, o valor total bloqueado (TVL) da Canto é de $ 109,03 milhões, com a maioria deles bloqueados em seus protocolos de empréstimo e DEX.
Em sua essência, o Projeto Crypto CANTO Coin utiliza o Tendermint Consensus e o Cosmos Software Development Kit (SDK) e é protegido pelos validadores do Canto. Ele alcança compatibilidade com EVM por meio do sistema Ethermint, que permite um ambiente de execução EVM, facilitando ainda mais a implantação de contratos inteligentes Ethereum. Essas ferramentas incluem o Canto Decentralized Exchange (DEX) , o Canto Lending Market (CLM) e o NOTE . O Canto pretende tornar-se a “melhor camada de execução para trabalhos originais” através da execução de:
- Taxa zero para provedores de liquidez (LPs) – usuários de protocolo, comerciantes e arbitradores podem acessar a liquidez livremente.
- Resistência à extração de aluguel – Canto acredita que aplicativos descentralizados primários (dApps), como DEXs e protocolos de empréstimo , não devem ter tokens de governança para oferecer FPI.
- Captura de cliente minimamente razoável – Primitivas públicas primárias carecem de interfaces de cliente para permitir a aquisição de clientes para protocolos Canto.
Como funciona o Projeto Crypto CANTO Coin?
O Projeto Crypto CANTO Coin funciona identificando três elementos-chave para ecossistemas DeFi saudáveis: exchanges descentralizadas (como Uniswap), mercados de empréstimos (como Aave) e unidades de conta descentralizadas (como DAI). Em vez de lançar tokens de governança para cobrar taxas dos usuários futuros, o Canto lança seus protocolos como infraestrutura pública gratuita (FPI), permitindo que os usuários se envolvam sem cobranças e deixando a governança para a cadeia.
O Canto DEX permanece sem governança e sem taxas adicionais, enquanto o Canto Lending Market é governado por participantes interessados em crescer o ecossistema e criar um ambiente benéfico para usuários e desenvolvedores DeFi. Já o NOTE ajusta a taxa de juros para ser menos volátil, e os juros cobrados pelo empréstimo são usados para financiar ainda mais a infraestrutura pública.
Canto Lending Market (CLM)
O Mercado de Empréstimos Canto (CLM) é um fork Compound v2 de empréstimo agrupado mútuo governado pelas partes interessadas do CANTO. As partes interessadas desempenham um papel vital no crescimento do ecossistema Canto, criando um ambiente ideal para desenvolvedores e usuários. Uma forma de promover um ecossistema ideal é eliminar a extração de renda na camada de aplicação. O CLM aceita tokens de liquidez do Canto DEX como garantia. Os usuários depositam a garantia em protocolo de comodato como oferta, mas estão proibidos de tomar emprestados ativos de LP.
Projeto Crypto CANTO Coin: Canto DEX e pool de liquidez
Canto DEX é uma exchange digital que não pode ser atualizada. Ele continuará funcionando sem poder lançar um novo token ou adicionar taxas ao longo do tempo. Isso evita a possibilidade de as pessoas moverem seu dinheiro para uma bolsa diferente em busca de melhores retornos. As pessoas que fornecem liquidez no Canto DEX recebem tokens LP. Esses tokens podem ser usados como garantia para emprestar dinheiro no Canto Lending Market.
Como o Canto DEX não pode ser atualizado ou governado, operando no Canto perpetuamente sem a capacidade de lançar um token ou executar taxas extras com o tempo, ele proíbe a probabilidade de uma progressão gananciosa em direção a comportamentos de busca de renda. Essencialmente, o Canto DEX utiliza um mecanismo Automated Market Maker (AMM) para obter liquidez de pares de negociação criados por LPs. Os criadores são recompensados com tokens de pool de liquidez, que podem ser garantidos e emprestados.
Canto implementou um programa de mineração de liquidez que emite tokens linearmente por bloco para LPs. Desde o seu lançamento, o programa garantiu liquidez adequada ao dividir o bloco gênese em grupos de incentivos à mineração de liquidez. O bloco de token inicial fornecia incentivos para LPs nos primeiros seis meses, enquanto o segundo bloco servia por um período mais longo.
O que é unidade de Conta Canto (NOTE)?
NOTE é a unidade de conta no Canto. NOTE é uma moeda com excesso de garantias com um valor perpetuamente reequilibrado para $1 por meio de uma política de taxa de juros algorítmica. Isso é:
- Garantia Excessiva
- Capital eficiente
- Totalmente descentralizado
- Automatizado
NOTE não pode ser criado deve ser emprestado do Contador, um contrato inteligente que implementa a política algorítmica de taxa de juros, via (CLM). Todos os juros cobrados pelo Contador são destinados ao financiamento de bens públicos. É mantida no Tesouro Comunitário e regida, em última instância, pelo Canto DAO.
Token CANTO
CANTO é o token nativo da rede Canto. Ele é usado para pagar taxas de gás para transações e também pode ser apostado com validadores para ajudar a proteger a rede. O suprimento total inicial de CANTO é de 1.000.000.000 (um bilhão) de tokens. Desse total, o estoque circulante inicial de CANTO é de 150.000.000 (cento e cinquenta milhões) de tokens.
Staking de tokens CANTO
O staking, também conhecido como delegação, é o processo de bloquear seus tokens CANTO por um período de tempo para contribuir com a segurança da rede Canto. Em troca de bloquear seus tokens, você ganhará recompensas na forma de CANTO adicionais, bem como poder de voto para propostas de governança.
Onde comprar o token CANTO?
A criptomoeda CANTO é o token nativo da rede Canto e existem algumas opções de exchanges disponíveis para negociação, que são: Bitget, MEXC e CoinEx. Essas trocas são conhecidas por sua segurança e facilidade de uso, o que as torna uma opção popular para aqueles que procuram comprar ou negociar CANTO.
Conclusão
Canto se destaca pela sua comprometimento em preservar uma Infraestrutura Pública Gratuita (FPI) sem cobranças de aluguel, tokens de governança ou taxas, priorizando a manutenção da gratuidade ao invés de maximizar lucros. Esta postura se alinha à ideia do DeFi, que busca sistemas financeiros descentralizados, acessíveis, claros e sem custos.