Os protocolos de empréstimo cripto DeFi que pagam aos usuários uma taxa de juros acima do mercado por seus depósitos de ativos digitais, foram proibidos em Nova York, anunciou o procurador-geral do estado na segunda-feira, e uma investigação está em andamento nas operações de duas das maiores plataformas.
“As plataformas de criptomoeda devem seguir a lei, assim como todo mundo, e é por isso que agora estamos ordenando o fechamento de duas empresas de criptografia e forçando outras três a responder às perguntas imediatamente”, disse o procurador-geral James em um comunicado à imprensa. “Meu escritório é responsável por garantir que os participantes do setor não tirem vantagem de investidores desavisados.”
Em anexo ao comunicado de imprensa, a NYAG postou duas das cartas enviadas solicitando mais informações. Enquanto parte do conteúdo das cartas foi redigido, os nomes dos arquivos no site da NYAG revelaram que foram enviados para Nexo e Celsius.
A partir de agora, essas cartas são simplesmente pedidos de informações e não são intimações, portanto, as empresas não têm a obrigação de responder.
Entre as informações solicitadas estão “todos os contratos, acordos ou outras comunicações com a Tether Limited ou outras pessoas ou entidades afiliadas” e “uma lista de transações por ou por meio de sua plataforma ou serviço que, no todo ou em parte, inclui USDT, incluindo todos os detalhes relevantes da transação. ”
A Tether emprestou à Celsius US $1 bilhão de dólares garantidos por cripto-colaterais.
A NYAG não especificou se esta proibição e investigação é resultado de reclamações de consumidores contra as empresas mencionadas.
O anúncio da NYAG vem dias depois que a Celsius fechou uma rodada de US $400 milhões avaliando a empresa em US $3,25 bilhões. A rodada foi liderada pela Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), o fundo de pensão da província de Quebec e um dos maiores investidores institucionais do país, com quase $323 bilhões de ativos sob gestão. A Celsius tem quase US $20 bilhões em ativos sob gestão. O CEO Alex Mashinsky disse que, “os 8,8% que pagamos em stablecoins é o valor real do dólar americano. Não é 0,1%, que é o que JP Morgan ou Wells Fargo ou outras pessoas dizem que você deveria ganhar com o seu dinheiro. ”
Esta não é a primeira vez que Celsius enfrenta o escrutínio do Estado. No início deste ano, a empresa recebeu ordens de cessação e desistência de autoridades no Texas e em Nova Jersey. Outra plataforma de empréstimos centralizada proeminente, BlockFi, enfrentou questões semelhantes de reguladores.
Celsius não respondeu a um pedido de comentário até o momento. Seu token CEL caiu 7%, de acordo com dados da CoinGecko.
A Nexo negou servir inteiramente ao estado de Nova York.