Após a resposta de Ripple à moção da SEC para obrigar a Ripple a produzir gravações de reuniões internas, o prazo para conduzir a descoberta de especialistas foi fixado em 12 de novembro de 2021. Este processo se estende por mais tempo do que qualquer um havia previsto.
O advogado John Deaton, que está representando os detentores de XRP no processo SEC Ripple, explicou o que está acontecendo nos bastidores em um podcast recente . Ele disse que Ripple em breve divulgará suas testemunhas especializadas e,
“Eu esperaria que David Schwartz fosse uma de suas testemunhas especializadas.”
Ele ainda especulou que Ripple também poderia trazer a bordo um especialista independente da indústria em blockchain e descentralização.
Na última audiência, os titulares de XRP receberam o status de Amicus Curiae ou “amigo do tribunal”, pela juíza distrital dos Estados Unidos Analisa Torres. Isso significa essencialmente que os detentores de XRP não são a parte no caso, mas têm influência nas questões que envolvem o caso.
Deaton saudou a decisão e explicou ainda que a juíza Sarah Netburn está realizando uma revisão in camera dos documentos apresentados, acrescentando ,
“Ela vai decidir se os documentos que a SEC está reivindicando são privilegiados, são de fato privilegiados. E Ripple não os entende. Ou ela vai declarar que eles não são privilegiados. ”
Afirmou ainda que também pode haver uma ordem de divulgação parcial se os documentos forem relevantes, ainda que se aplique o privilégio.
Embora uma data para a revisão amicus não tenha sido definida de acordo com o cronograma compartilhado pelo advogado James K. Filan, a audiência determinará alguns fatos cruciais.
Deaton explicou que, se a análise interna da SEC revelou que o regulador determinou que o XRP era uma garantia em 2018, eles podem ser solicitados a explicar o atraso na abertura do processo no final de 2020. Ele ainda especulou sobre outro incidente logo antes de a Coinbase listar o XRP no início de 2019. Ele twittou,
Coinbase and it’s lawyers conclude #XRP is not a security and inform the SEC it plans to list #XRP but wants to make sure its not running afoul of U.S. securities laws;
The SEC DOES NOT state it believes #XRP to be a security and on Feb. 28, 2019 Coinbase lists #XRP for trading;
— John E Deaton (@JohnEDeaton1) October 11, 2021