O Tribunal de Apelações do Distrito de Columbia marcou uma data para começar a ouvir os argumentos orais no recurso da Grayscale Investment da decisão da Securities and Exchange Commission (SEC) de negar a conversão de seu Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um fundo negociado em bolsa (ETF). ), de acordo com uma ordem judicial apresentada na segunda-feira, conforme relatado pela CNBC.
As discussões acontecerão às 9h30 do dia 7 de março, mais cedo do que Grayscale havia previsto.
Em um tweet na terça-feira , Grayscale comemorou a antecipação, dizendo: “anteriormente prevíamos que as alegações orais ocorreriam no segundo trimestre de 2023, portanto, programá-las para começar em 7 de março é uma boa notícia”.
Separadamente, o CEO da Grayscale, Michael Sonnenshein, reiterou na CNBC na terça-feira que a empresa consideraria fazer uma oferta pública para resgatar ações do fundo se ficar sem opções para converter o fundo em um ETF.
“Se esgotarmos todas as opções judiciais para contestar a postura da SEC sobre este produto, trabalharemos de forma construtiva com reguladores e acionistas para oferecer uma oferta pública”, disse Sonnenshein à CNBC.
Sonnenshein não divulgou detalhes da oferta potencial, mas em uma carta aos acionistas em dezembro , Grayscale observou que uma opção é oferecer uma oferta de até 20% das ações em circulação do GBTC.
O pedido da Grayscale para converter o GBTC em um ETF foi rejeitado pela SEC em junho passado. A Grayscale logo depois entrou com uma ação contra a SEC, argumentando que a lógica da agência para negar o pedido era “falha” e “aplicada de forma inconsistente.
As ações da GBTC são negociadas com desconto em relação ao preço do ativo subjacente, bitcoin, desde fevereiro de 2021. Atualmente, estão sendo negociadas com desconto de 41%, de acordo com dados da TradeBlock.
A Grayscale pertence ao Digital Currency Group, que também é dono da CoinDesk, e tem enfrentado escrutínio sobre sua saúde financeira após o colapso da FTX enquanto tenta levantar capital. A Genesis Global Capital, empresa irmã da Grayscale, entrou com pedido de falência na semana passada.