De acordo com relatos da mídia russa, a Bolsa de Moscou (MOEX) está desenvolvendo legislação para permitir a negociação de ativos financeiros digitais (DFAs) e títulos baseados neles. A medida está sendo redigida em nome do Banco Central da Rússia, que não tem autoridade para iniciar legislação.
Falando em uma conferência bancária, o presidente do conselho de supervisão do MOEX, Sergei Shvetsov, disse que o projeto de lei em preparação prevê a negociação de DFAs e certificados DFA que seriam negociados como títulos. Shvetsov disse:
“A bolsa e suas subsidiárias se candidatarão ao regulador e espero que recebam o status de operadoras de bolsa. Queremos que o mercado faça sua própria escolha entre contabilidade blockchain e contabilidade depositária e, se a lei for aprovada, os depositários russos poderão manter DFAs em suas contas na blockchain – assim que o cliente precisar do ativo subjacente, eles resgatarão o certificado e receba o ativo em sua conta no blockchain.”
A falta de familiaridade é um impedimento para a tecnologia de contabilidade distribuída na Rússia, de acordo com Shvetsov.
“Quando você não sabe para quem ligar e quem processar, muitas pessoas não querem participar. É uma folha em branco onde podemos desenhar o que quisermos, de acordo com as necessidades da economia e dos investidores”, disse.
Shvetsov acrescentou que o Banco Central da Rússia está revisando a medida. Anatoly Aksakov, presidente do comitê financeiro da Duma do Estado e presidente da Associação Bancária Russa, propôs em julho que o MOEX se tornasse uma bolsa de criptomoedas, seguindo os passos da Bolsa de Valores de Toronto e da Deutsche Boerse.