Arte com pincel centenário sendo vendida por preços impressionantes? Outro Picasso ou Rembrandt para pendurar na parede de mais um chalé nas montanhas suíças? Leiloeiras alimentando os ultra-ricos com artefatos antigos e ecléticos? Isso é tão 2020.
A história está sendo reescrita no mundo rigidamente guardado da arte, lidando com artistas digitais como Beeple e Mad Dog Jones agora destronando as opções tradicionais de ‘compra obrigatória’ para superar o creme de la creme dos criadores mais quentes do mundo. Mas espere um segundo, Mad Dog…. quem? Concedido, o nome pode não soar nenhum sininho, já que os artistas digitais começaram a receber amplo reconhecimento apenas recentemente.
Ainda assim, não há como negar que a corrida por colecionáveis digitais está mais quente do que nunca – e os vendedores podem querer agradecer aos NFTs por isso. Desde que saíram das periferias da Internet, os Tokens Não Fungíveis (ou NFTs) deram uma volta no mundo da arte, música, esportes e até mesmo nos produtos de consumo e abriram um novo reino de oportunidades. Mas o que exatamente são os novos garotos do quarteirão (trocadilho intencional)?
O que são NFTs – E POR QUE ARTE DIGITAL ESTÁ VENDIDO DE REPENTE COMO HOTCAKES?
Simplificando, os NFTs são certificados de autenticidade – mas ao contrário de um pedaço de papel tradicional que você esperaria obter após a compra, eles vêm na forma de um código de criptografia exclusivo que não pode ser hackeado ou adulterado, pois é alimentado por tecnologia blockchain .
Como os compradores e vendedores digitais podem ser claramente identificados e todas as transações rastreadas com segurança, a fraude é virtualmente impossível. Os proprietários também podem se orgulhar de ter ‘direitos digitais’, o que sem dúvida atrairia muitos dos colecionadores super-ricos que procuram se gabar de suas compras. E assim, com a cultura de copiar e colar chegando a um beco sem saída no mundo da arte digital, não há limite para o quão alto os artistas do NFT podem subir – e quão caro seus talentos podem custar.
OS 10 ARTISTAS DO NFT A SEGUIR
BEEPLE
Também conhecido como Mike Winklemann, Beeple é agora o terceiro artista vivo mais valioso depois de vender uma colagem NFT por US $ 69 milhões. A venda histórica intermediada pela Christie’s em uma primeira do tipo do famoso leiloeiro gerou um frenesi de interesse por NFTs e a esfera mais ampla de criptomoedas.
O nativo de Charleston já havia estabelecido um recorde mundial de arte NFT depois de vender $ 582.000 em arte em criptomoeda em cinco minutos. A forte mídia social de 1.7 de Beeple resulta do compartilhamento de animações e ilustrações todos os dias nos últimos 13 anos. Você pode até estar familiarizado com algumas de suas criações. O artista digital desenvolveu visuais de shows e vídeos do Flying Lotus para os renomados rappers Eminem e Nicki Minaj.
BLAKE KATHRYN
Um autoproclamado “artista 3D com estética futurista surreal”, Blake Kathryn traz uma nova reviravolta para a arte criptográfica com criações multidimensionais que abrangem uma ampla gama de temas e setores, incluindo uma colaboração recente com Paris Hilton para ajudar a apoiar artistas de criptografia e aumentar a perfil de criadores menos conhecidos.
As criações inovadoras de Kathryn levaram a colaborações de alto nível com Jimmy Choo, Fendi e até mesmo Smirnoff, a marca de vodka. Graças aos NFTs, Kathryn é atualmente uma das principais artistas digitais em ilustração, iconografia e branding.
GIANT SWAN
Giant Swan é um pintor e escultor de realidade virtual focado na integração da escultura 3D para criar mundos digitais por meio de camadas repetidas e experimentação profunda. Ele também atua como Diretor de Arte e Experiência para projetos em série e recentemente exibiu seus trabalhos em Miami, Xangai e Melbourne.
Embora os temas da arte de Swan possam variar, Giant Swan também se tornou conhecido por seu uso exclusivo de imagens, vídeo e mídia impressa para criar arte NFT, o que lhe rendeu um lugar de destaque entre os artistas na vanguarda da revolução da arte criptográfica.
HASHMASKS
Hashmasks é uma galeria de arte virtual baseada no Ethereum que exibe obras de arte de muitos artistas diferentes do NFT, incluindo 70 criadores europeus. Como a plataforma funciona é bastante impressionante. Melhor ainda, a plataforma atualmente possui uma coleção de 16.384 retratos digitais exclusivos.
FEWoCIOUS
Liderando o grupo de artistas em ascensão do NFT está uma adolescente americana que vende sua arte digital multimilionária sob o pseudônimo de FEWoCIOUS. Ela supostamente recorreu à arte NFT para lidar com o isolamento que sentiu depois de se mudar para uma nova escola e passar por um período difícil em casa.
A arte de FEWoCIOUS é conhecida por sua marca registrada de tons de sonho, em uma mistura de memórias passadas, caricaturas de eventos cotidianos e um olhar para o mundo imaginário de um estudante normal do ensino médio. FEWoCIOUS aqui admitiu ser inicialmente cético quanto à venda de sua arte na forma de NFTs. Só depois de buscar $ 25.000 por uma obra de arte intitulada ‘Moment I Fell in Love’ é que ela decidiu entrar na onda do frenesi da criptografia.
JOSÉ DELBO
Não há guia para artistas NFT do mundo sem mencionar Jose Delbo. Mesmo que você não seja um grande fã dos quadrinhos da DC Marvel, você ainda pode apreciar a contribuição dele em ajudar a desenhar os primeiros quadrinhos da Mulher Maravilha nas décadas de 1970 e 1980, bem como ajudar os Transformers e Superman / Batman Series.
Hoje em dia, o homem de 87 anos está ganhando milhões vendendo NFTs com o tema da Mulher Maravilha para colecionadores, na esperança de que a arte digital inspirada na Marvel substitua em breve o valor lucrativo dos colecionáveis de papel da velha escola.
TREVOR JONES
Trevor Jones não é apenas um excelente comerciante, mas também um criador fascinante, cujas criações são variadas e abrangem uma ampla gama de artes. Originalmente do Canadá, Trevor trabalhou como Diretor de Arte em Saúde, onde sua função era fornecer oficinas de arte para pessoas com deficiência.
Trevor também é conhecido principalmente por sua contribuição para as invenções de tecnologia de ponta, como a realidade aumentada. Ele usa animação, produção de vídeo e tags NFC, e algumas de suas criações mais famosas incluem a interpretação do estilo de Pablo Picasso em seu trabalho digital. Ele pegou a paleta e a composição de alguns dos principais retratos de Pablo e os recriou com símbolos de criptomoedas e outras iconografias relevantes e logotipos contemporâneos.
HACKATAO
Hackatao é o nome adotado pela dupla artística italiana composta por Nadia Squarci e Sergio Scalet – ambos considerados pioneiros da arte NFT em seu país de origem. Ocupando as principais questões sociais, incluindo meio ambiente e economia, a dupla combina referências à história, simbolismo e psicologia para criar peças inovadoras de arte NFT ultracontemporânea.
Hackatao – uma mistura de hacker e tao em referência aos equilíbrios vivos -, vem de uma formação tradicional no ‘mundo da arte física’, mas alimentada pelo desejo de quebrar as normas estabelecidas; a dupla decidiu se conectar com artistas do NFT e aprender um novo ofício para gerar criações verdadeiramente futuristas.
JOHN ORIAN YOUNG (ALEGRIA)
John Orian Young é um artista 3D que vende personagens animados e estatuetas como tokens não fungíveis. Com suas peças dobrando de valor imediatamente após serem vendidas e listadas novamente, não há dúvida de que este artista digital está a caminho de fazer seu nome no mundo NFT.
MAD DOG JONES
Se você é fã de retratos que retratam paisagens urbanas pós-apocalípticas, talvez já seja um seguidor de Mad Dog Jones em seu Instagram. O artista se especializou em composições digitais que retratam mundos de sonho visionários e temas cyberpunk.
Também conhecido como Michah Dowbak, Mad Dog Jones estava por trás de um dos leilões de maior sucesso no mercado digital Nifty Gateway, com sua série Crash + Burn vendida por US $ 4,3 milhões. Confira seu site para comprar alguns de seus melhores trabalhos.
PAK
Outro artista governando o reino da arte criptográfica é o esquivo artista Pak. Ao contrário dos outros artistas listados até agora, Pak nunca divulgou sua verdadeira identidade, levando os entusiastas da arte do NFT a apelidá-lo (ou ela) de “Satoshi da Crypto Art”.
Pak é imensamente popular no Twitter e no Instagram, onde ele pode se gabar de ter não apenas milhões de seguidores, mas também alguns nomes de alto perfil, incluindo ninguém menos que Elon Musk. Se isso não prova que Pak merece atenção séria, então pouca atenção merece. Suas coleções abertas estão disponíveis no site vinculado acima.
GREG MIKE
Nascido e criado em Connecticut, Greg Mike foi exposto pela primeira vez ao potencial criativo da recriação de espaços públicos por meio do design e da arte por meio de viagens infantis à cidade de Nova York em meados dos anos 80. Ainda mais inspirado por seu envolvimento com a cultura do skate, ele também se tornou conhecido por peças que incorporam explosões vívidas de sombras incandescentes filtradas pelas perspectivas da Pop Art surrealista.
BOSSLOGIC
O próximo artista do NFT a assistir é um criativo que conseguiu chamar a atenção de alguns grandes estúdios de cinema e produção por meio de sua mídia de fan art e criações inspiradas em quadrinhos. Algumas das primeiras séries de Bosslogic tiveram tanto sucesso que ele frequentemente é contratado pela Marvel e pela DC Comics para colaborar. Na verdade, você já pode ter visto alguns dos trabalhos do artista como visto em ‘The Mandalorian’, a série de live-action extremamente popular do franqueado Star Worlds. O trabalho de Bosslogic chega facilmente a US $ 35.000 cada um, e com uma colaboração crescente com estudos, é apenas certo que o valor do artista aumentará.
SLIMESUNDAY
Por último, mas não menos importante, Slimesunday completa esta lista com uma lista impressionante de obras de arte digitais já vendidas e uma reputação de ultrapassar os limites com temas eróticos e bizarros que se autodenominam que fizeram suas peças chamarem a atenção de alguns compradores de peso.
As colagens digitais de Slimesunday estão, sem dúvida, entre as obras de arte mais impressionantes e progressivas apresentadas nesta lista, já que o mundo da arte criptográfica está tendo um interesse crescente neste artista de Boston.
Resultado
Quer você seja um iniciante total ou um especialista em NFT, deixe este guia servir como um testamento de como NFTs únicos podem oferecer maneiras criativas e novas para os artistas se conectarem com seus fãs fiéis e agregar valor às suas produções no processo .
Há um sentimento inerente de comunidade tanto para colecionadores quanto para artistas ardorosos, principalmente devido ao fato de que a tecnologia faz parte de uma subcultura de nicho que está apenas começando a entrar no mainstream.