Foi revelado o primeiro projeto automotivo na blockchain Cardano durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, em 18 de janeiro. Chamado de “eTukTuk”, o projeto vai iniciar suas operações no Sri Lanka.
We’re thrilled to announce our launch with the support of the Sri Lankan government & major partners.
Our network of charging stations along with our affordable etuktuks are coming soon to Sri Lanka.
Follow us for more updates!#Cardano #Etuktuk #SriLanka #rEVolution pic.twitter.com/XVNHf41SK0
— eTukTuk (@eTukTukio) January 18, 2023
O eTukTuk EV foi construído para ser uma alternativa mais acessível e confiável aos TukTuks tradicionais, adaptando-se ao mundo em desenvolvimento. Desde o design patenteado da gaiola de proteção até a fabricação local, cada veículo foi fabricado com segurança e sustentabilidade em mente, informou a empresa.
O carregamento dos veículos é realizado de maneira “eficiente”. As estações de carregamento formam a espinha dorsal da rede eTukTuk e são construídas para serem amplamente acessíveis, compactas e à prova de futuro. Territory Partners fornecerá a carga que ajuda a rede a crescer, enquanto ganha recompensas.
Por que Cardano?
Em seu blog, o projeto explicou o por quê da escolha do Cardano, destacando a escalabilidade, interoperabilidade e sustentabilidade da blockchain.
Queríamos garantir que nossos objetivos estivessem alinhados com o blockchain que sustentará o ecossistema. Como resultado, escolhemos Cardano; tornando-se o primeiro projeto Defi automotivo construído na blockchain Cardano. Estamos utilizando suas principais competências para aprimorar o mecanismo de nosso ecossistema em todo o mundo”.
De acordo com o eTukTuk, o sistema Proof-of-Stake da Cardano é altamente escalável e mais eficiente em termos de energia do que seus equivalentes e esse fato é muito considerável quando se trata de monitorar a pegada geral do projeto.
“Uma das principais facetas de nossa operação é garantir que o custo de adoção para os motoristas que aderirem ao sistema (também conhecidos como “adotantes”) seja baixo de forma consistente e acessível. Como resultado, a eficiência energética é uma necessidade absoluta para o eTukTuk , não apenas para manter a eficácia e os custos operacionais do ecossistema, mas também para garantir que a cadeia de custos não seja mais um ônus para os adotantes”.
O projeto ressaltou que Cardano é uma das maiores blockchains a usar um mecanismo de consenso Proof-of-Stake, que usa menos energia do que o consenso Proof-of-Work usado pelo Bitcoin (BTC). O Ethereum (ETH) só mudou para um mecanismo PoS em 2022. “No entanto, antes disso, seu consumo total de energia atingiu o pico durante o mercado altista de criptomoedas em fevereiro de 2022, quando seu consumo médio foi listado em 94 TWh/ano”.