O primeiro produto negociado em bolsa (ETP) que combina Bitcoin (BTC) e exposição ao ouro foi listado na 3ª maior bolsa de valores da Europa, a SIX Swiss Exchange. O novo produto foi revelado pela emissora ETP 21shares, com sede em Zug, em parceria com o consultor de investimentos ByteTree Asset Management.
De acordo com o publicação oficial, o produto de índice com lastro físico, conhecido como 21Shares ByteTree BOLD ETP (ticker BOLD), foi projetado para rastrear um índice composto por Bitcoin e ouro, que se reequilibra mensalmente de acordo com a volatilidade comparativa dos dois ativos.
O fundo será reequilibrado com base na volatilidade histórica de 360 dias. O ativo com menor volatilidade alcançará maior ponderação em uma tentativa de potencializar os retornos ponderados pelo risco.
Mesmo com sua menor volatilidade, o ouro foi atribuído com um peso maior de 81,5% no lançamento. O Bitcoin, no entanto, tem uma participação de 18,5%. Seu objetivo é fornecer proteção contra a inflação rastreando um índice que oferece exposição ajustada ao risco ideal para bitcoin e ouro, de acordo com a publicação.
Ouro e bitcoin fornecem diversificação para um portfólio equilibrado. A BOLD oferece aos investidores uma maneira conveniente de investir em ouro e bitcoin, em uma estrutura que gerencia o risco com prudência. As transações de reequilíbrio são realizadas dentro de uma estrutura fiscal eficiente”, dizia o comunicado da SIX.
O diretor de investimentos da ByteTree Asset Management, Charlie Erith, contou que a ideia é tornar o Bitcoin um ativo aceitável para manter enquanto traz o ouro para o século 21, com ambos ativos atraindo atenção significativa como ferramentas de proteção contra a inflação. Em meio à inflação estrutural crescente e risco geopolítico elevado, Erith crê que o produto híbrido tem potencial para atuar como um importante diversificador de risco e retorno em um portfólio equilibrado.
Além dele, Hany Rashwan, cofundador e CEO da 21Shares, comentou que esse produto híbrido combina o valor tradicional do ouro com as promissoras taxas de retorno do bitcoin, que é considerado por muitos como o novo ouro.