O Bitcoin começou o ano com pouco menos de $ 29.000 em 1º de janeiro de 2021 e atingiu seu último recorde de $ 64.863 em 14 de abril, um grande aumento de 123%. Embora o bitcoin (BTC) seja inerentemente uma criptomoeda altamente volátil, as taxas de adoção aumentadas entre os investidores institucionais e de varejo, junto com as opiniões e comentários positivos dos analistas, tornam os crentes em bitcoin ‘hodl’ (segurem para sempre). Os discípulos de Bicoin estão esperando que o BTC suba ainda mais, apesar de uma queda massiva de 54% para $ 29.600 em julho de 2021 e uma recuperação subsequente para $ 47.670 em agosto de 2021.
Negociação de Bitcoin: preço atual e principais motivadores
Notícias sobre o preço do Bitcoin
O Bitcoin disparou para quase $ 65.000 em meados de abril, impulsionado pela notícia de que a principal bolsa de bitcoins e criptomoedas dos EUA, Coinbase, iria estrear na bolsa NASDAQ, mas o hype se acalmou quando o IPO da Coinbase foi aprovado e o preço de suas ações caiu .
Outro criador de notícias bitcoin foi Elon Musk, do fabricante de veículos elétricos (EV) Tesla. Seus comentários no Twitter ajudaram o bitcoin a atingir uma capitalização de mercado de US $ 1 trilhão este ano. O bilionário da Tesla continuou provocando o mercado de criptomoedas com a pergunta “ O que significa o futuro? ”
O mercado de criptografia caiu drasticamente em maio, indo para o lado por quase três meses em um contexto de proibições de criptografia na China . No entanto, a variação do mercado lateral era muito ampla, de $ 30.000 a $ 42.000.
Romper esses níveis para um lado ou para o outro formaria outra tendência de médio prazo. Ficar abaixo de $ 30.000 teria levado o mercado a um novo cripto-inverno, voltando acima de $ 42.000 para uma recuperação e continuação do ciclo de crescimento.
Eventualmente, após várias tentativas pronunciadas de empurrar o preço do BTC para menos de $ 29.000- $ 30.000, os vendedores desistiram e o preço saiu de uma posição lateral e subiu. O preço foi revertido em 20 de julho de 2021, sendo negociado a $ 29.600 para formar uma nova tendência de alta e subir de volta para $ 45.853 em 17 de agosto de 2021.
Comentando sobre a previsão de preço do Bitcoin e suas metas de preços, o estrategista de mercado David Jones disse:
A força recente do bitcoin fez com que ele saísse da faixa lateral em que a criptomoeda estava presa desde o final de maio. As rupturas são normalmente consideradas positivas e podem sugerir que uma nova tendência está começando. Ainda é cedo para o intervalo, mas no momento a próxima meta para mim seria correr para as altas de meados de maio, à frente de $ 52.000. Olhando para o futuro, eu diria que se conseguir manter a área de mais de US $ 50.000, então uma corrida de volta aos máximos de todos os tempos de US $ 64.000 é a próxima meta.
Fatores de preço do Bitcoin
O que mais está impulsionando o preço do bitcoin? Os gatilhos comuns a serem considerados ao negociar bitcoin incluem:
- Supply and demand
- Media hype
- Growing legitimacy
- FOMO
- Demand for inflation hedging
- Bitcoin community
Oferta e procura
O preço do Bitcoin segue a lei geral de oferta e demanda. O fornecimento de bitcoins é frequentemente comparado ao ouro , pois há um número limitado de bitcoins que podem ser extraídos – apenas 21 milhões. O lado da demanda aqui funciona da mesma forma que com qualquer outro ativo: quanto mais investidores estiverem dispostos a entrar no mercado de bitcoin, mais alto será o preço do bitcoin.
Hype da mídia
O hype da mídia é a fonte mais importante de influência no preço do bitcoin e de outras criptomoedas . A publicidade pode não aumentar a compreensão das pessoas, mas estimula o interesse dos investidores. Com a notícia – ou fofoca – se espalhando como um incêndio, o preço do BTC pode ser significativamente atingido pela histeria em massa.
Legitimidade crescente
O influxo de investidores institucionais e a adoção da criptomoeda pelo PayPal conferem ao bitcoin mais legitimidade à medida que se espalha dentro do sistema financeiro tradicional. De acordo com uma orientação do Escritório de Controladoria da Moeda dos Estados Unidos (OCC) , os bancos nacionais podem usar stablecoins para pagamentos, liquidações e participar de redes de blockchain, contribuindo para uma maior legitimação das moedas digitais.
Medo de perder (FOMO)
Enquanto o rali do bitcoin em 2017 foi alimentado principalmente por entusiastas de criptomoedas de varejo, a última tendência do bitcoin foi deflagrada por empresas públicas, incluindo MicroStrategy e Square , investindo milhões de dólares em bitcoin (BTC). Abriu a porta para que outras empresas o considerassem um ativo de reserva viável.
A MicroStrategy desencadeou uma reação em cadeia, adquirindo $ 425 milhões de BTC em agosto de 2020. A Square seguiu com seu investimento de $ 50 milhões em outubro. E o PayPal se tornou a cereja do bolo , permitindo que centenas de milhões de usuários comprassem, guardassem e vendessem bitcoins. Os investidores institucionais, temendo perder grandes retornos, injetaram bilhões de dólares no mercado de criptografia, desempenhando um papel significativo na ascensão meteórica do bitcoin.
As pessoas estão vendo uma mudança para isso como um ativo de reserva, sabendo que há um suprimento limitado de bitcoin e dizendo, ‘ok, eu quero minha parte antes que o preço fique muito alto”, disse Jimmy Nguyen, presidente da Bitcoin Associação.
Demanda por hedge de inflação
A instabilidade das moedas do banco central aumenta o interesse das pessoas por alternativas, como bitcoin e altcoins. O Bitcoin, mantendo a posição de liderança no mercado de criptomoedas, tornou-se a criptografia preferida de muitos investidores.
A pandemia do coronavírus também contribuiu para as previsões positivas do preço do bitcoin. Enquanto os governos de muitos países injetavam trilhões de dólares em estímulos fiscais e flexibilizavam as condições monetárias, o valor do bitcoin aumentava como uma proteção contra a inflação. O analista do JP Morgan, Nikolaos Panigirtzoglou, expressou a opinião de que o fornecimento limitado de bitcoin de 21 milhões e a imunidade de decisões políticas o tornam um ativo de hedge atraente como alternativa ao ouro.
Comunidade Bitcoin
As flutuações de preço do bitcoin também podem ser afetadas pela comunidade bitcoin em seu esforço para chegar a um consenso sobre o desenvolvimento futuro do bitcoin. As decisões influenciam o blockchain Bitcoin e todo o ecossistema Bitcoin. A falta de consenso pode levar a uma bifurcação ou divisão em um blockchain, que é como o Bitcoin foi separado em dois blocos separados – Bitcoin e Bitcoin Cash – cada um seguindo regras diferentes.
Sentimento dos comerciantes
De acordo com o último relatório de sentimento do bitcoin pela sentix em 15 de agosto de 2021 , o bitcoin está desfrutando do melhor sentimento desde meados de abril de 2021. Esta grande mudança de opinião está relacionada à recuperação no mercado de criptomoedas. Há apenas um mês, o mercado ainda estava em baixa, agora os touros estão tentando recuperar as velhas máximas. No entanto, altos níveis de sentimento também podem ser um sinal de alerta, já que o mercado pode precisar respirar antes de conquistar o próximo nível de resistência principal de $ 50.000 novamente.
O Crypto Fear & Greed Index para bitcoin , que analisa emoções e sentimentos de várias fontes, está em seu nível mais alto desde 21 de julho de 2020, atingindo o território da “ganância”.
Normalmente, quando o preço do bitcoin sobe, as pessoas não querem perder a oportunidade e são motivadas pela ganância. Do outro lado da moeda, quando o preço da criptomoeda começa a cair, os investidores ficam irracionalmente temerosos, o que pode resultar em uma liquidação do BTC.
Portanto, quando o nível de ganância (sentimento excessivamente otimista) é alto, o mercado pode se mover em direção a uma correção. Caso contrário, um alto nível de medo pode servir como uma oportunidade de compra em potencial.
O preço do bitcoin subiu 57% este mês, subindo de $ 29.310 em 20 de julho de 2021 para $ 47.140 em 17 de agosto de 2021, antes de cair para a marca de $ 45.750. O preço reflete um ressurgimento de compradores, acreditando estar a uma resistência de distância – em US $ 50.000 – de outra tentativa de escalar para a maior alta de todos os tempos de US $ 64.800. No entanto, um alto nível de ganância pode indicar que uma correção está em andamento.
Resumindo, o sentimento dos investidores parece otimista de uma perspectiva de longo prazo, mas potenciais quedas podem ocorrer no futuro.
Comentário dos analistas
Desde a sua criação em 2009, os maiores participantes das finanças, governo e negócios têm debatido se o bitcoin é a moeda do futuro. O aumento sem precedentes do Bitcoin no final de 2020 tornou especialmente difícil para os pessimistas manterem suas visões pessimistas. Mesmo assim, é sempre interessante saber quem é gostoso, quem não usa bitcoin hoje.
Comentando sobre as perspectivas do bitcoin mais adiante, o analista Mikhail Karkhalev, disse:
As perspectivas do Bitcoin a médio e longo prazo são promissoras. No início do ano, previ que o bitcoin aumentaria para $ 80.000- $ 85.000 no final de 2021, e até mesmo para $ 170.000 no final de 2022, início de 2023.
Mikhail Karkhalev apontou que o rompimento com as negociações laterais recentes é um bom sinal para a continuação do ciclo de alta. Ele acredita que o potencial de crescimento do bitcoin está longe de se esgotar e sugere considerar os seguintes dados:
- O primeiro pico de bitcoin em 2010 – $ 0,5.
- Segundo pico de bitcoin em 2011 – $ 32.
- Terceiro pico de bitcoin em 2013 – $ 1.177.
- Quarto pico de bitcoin em 2017 – $ 19.794.
O quinto pico de bitcoin ainda está para ser visto. Do primeiro ao segundo pico, o preço subiu 64 vezes. Do segundo ao terceiro pico – 36 vezes. Do terceiro ao quarto – 17 vezes. Notavelmente, cada novo ciclo de crescimento é cerca de duas vezes mais fraco do que o anterior.
Traçando algum paralelo, o analista conclui que a diferença entre o quarto e o quinto pico atual será de 8-9 vezes, o que corresponde a $ 170.000- $ 180.000 por BTC. “Considerando todos os fatores acima, é seguro dizer que $ 30.000, $ 40.000 e até $ 50.000, que é apenas 1,5 a 2,5 vezes o pico de 2017, não é tudo que o bitcoin é capaz hoje”, disse Karkhalev.
Devo comprar bitcoin?
Cinco touros dizendo “Sim”.
Hester Peirce
Comissário, US Securities and Exchange Commission
“Os reguladores em algumas jurisdições tentarão restringir a atividade neste espaço, mas por causa de sua natureza como uma tecnologia ponto a ponto, isso é uma coisa muito difícil de fazer. É muito mais sensato para os reguladores gastar seu tempo pensando em permitir que a criptografia interaja com nosso sistema financeiro tradicional legado. Essa é uma maneira muito melhor para os reguladores do que conhecer a tecnologia e conhecer esta classe de ativos. ”
21 de abril de 2021 Fonte
Preço BTC na data de cotação $ 54.996,31
Mike Novogratz
Presidente, Galaxy Digital Holdings
“Bitcoin é uma reserva de valor bem pensada e bem distribuída que durou 12 anos e está crescendo em adoção”.
20 de abril de 2021 Fonte
Preço BTC na data de cotação $ 53.906,09
Dan Loeb
Diretor executivo, Terceiro Ponto.
“É um verdadeiro teste de estar intelectualmente aberto a ideias novas e controversas … outro conflito a superar é a ideia de que chegar atrasado para a festa da criptografia inevitavelmente levará alguém a ocupar o lugar errado em uma mesa de pôquer de apostas altas, em comparação a isso ainda ser cedo dias no que agora está sendo adotado no mainstream. ”
1 de março de 2021 Preço fonte
na data de cotação $ 48.856,40
Tom Lee
Sócio-gerente, Fundstrat Global Advisors
“Está [Bitcoin] matando este ano – está apenas destruindo todas as outras sebes e classes de ativos este ano, mas em 2021 eu acho que o bitcoin pode ser o ano dos fogos de artifício … o melhor provavelmente ainda está por vir.”
8 de janeiro de 2021 Fonte
Preço na data de cotação $ 40.797,61
Michael Saylor
Fundador, MicroStrategy
“Bitcoin é o sistema mais eficiente da história da humanidade para canalizar energia através do tempo e do espaço”.
1 de outubro de 2020 Fonte
Preço na data de cotação $ 10.623,33
Devo vender bitcoin?
Dois ursos bitcoin que dizem “Não” à criptomoeda
Gita Gopinath
Conselheiro econômico, Fundo Monetário Internacional
“Bitcoin é um exemplo de criptomoeda que não tem o papel de dinheiro. É uma classe de investimento muito especulativa. Em termos de substituição do que é o dinheiro, não acho que chegue perto.”
21 de abril de 2021 Preço da fonte na data de cotação $ 54.996,31
Tharman Shanmugaratnam
Presidente, Autoridade Monetária de Cingapura
“As criptomoedas podem ser altamente voláteis, pois seu valor normalmente não está relacionado a nenhum fundamento econômico. Eles são, portanto, altamente arriscados como produtos de investimento e certamente não adequados para investidores de varejo. ”
5 de abril de 2021 Fonte
Preço na data de cotação $ 58.799,14
Previsões de Bitcoin: metas de preços baseadas em algoritmos
As previsões de preços do Bitcoin costumam ser muito diferentes. É uma ocasião rara quando várias agências analíticas são unânimes sobre o futuro de um bitcoin otimista.
É importante ter em mente que essas são previsões geradas por computador que podem ter pouca relação com o que acontece na vida real.
Previsão de Bitcoin pela Wallet Investor
O Wallet Investor vê o bitcoin como um investimento “incrível” de longo prazo. Ele estima que o BTC pode atingir $ 74.610 em 12 meses e subir para $ 182.513 em cinco anos.
Futuro do bitcoin por Longforecast:
Analistas da Longforecast acreditam que o bitcoin terminará em 2021 em $ 48.310, atingiu 130.870 em dezembro de 2022 e avançará para $ 117.890 no final de maio de 2025.
Previsão de Bitcoin por Digital Coin
A Digital Coin estima que o bitcoin pode chegar a $ 71.186 no final de 2021, aumentar para $ 82.233 em 2022, subir para $ 139.517 em 2025 e chegar a $ 211.137 em 2028.
Previsão de preço BTC de acordo com o modelo Stock-to-Flow (S2F)
O criador de um popular modelo de previsão de bitcoin Stock-to-Flow (S2F), que usa o nome do twitter ‘PlanB’, acredita que a criptomoeda de referência chegará a US $ 100.000 em dezembro de 2021.
O modelo S2F calcula o preço do bitcoin observando sua oferta decrescente e demanda crescente. Como o bitcoin é reduzido pela metade a cada quatro anos, a oferta está diminuindo gradualmente e a inflação está aumentando. Em teoria, isso poderia aumentar a demanda por bitcoin e causar um aumento drástico no preço do BTC.
Durante a segunda redução pela metade em julho de 2016, o preço do bitcoin estava flutuando em cerca de US $ 640. Dezessete meses depois, o bitcoin atingiu o ponto mais alto de quase $ 20.000. Se o padrão se repetir, é possível que o bitcoin chegue a US $ 100.000 em dezembro de 2021.
No entanto, de acordo com o modelo S2F, o preço do bitcoin deveria atingir $ 88.531 em 20 de julho de 2021, o que era quase três vezes o preço real naquele dia. Comentando sobre as limitações do modelo S2F para Cointelegraph , Lennix Lai da OKEx cryptocurrency exchange, disse:
Apesar de suas previsões limitadas, o modelo S2F só teve poder limitado sobre a previsão do preço do bitcoin porque ele assume que a produção de bitcoin será limitada. Embora sua simplicidade torne o conceito mais fácil de entender, o PlanB estreou o modelo bitcoin S2F em 2019. A demanda no tempo é uma história diferente de agora, em que a demanda tem uma influência direta em seu valor intrínseco.
Grandes apoiadores e detentores de bitcoins
Os gêmeos Winklevoss
Patrimônio líquido: US $ 1,6 bilhão cada
Cameron e Tyler Winklevoss, conhecido como um dos primeiros bilionários bitcoin, supostamente detêm cerca de 70.000 bitcoins de acordo com a Forbes .
Cameron: “O continente é o financiamento legado, a criptografia é uma ilha. Queremos ver uma inversão em que a criptografia se torne o continente e as finanças legadas sejam apenas este dinossauro que está desaparecendo lentamente.”
Tyler: “Nossa tese é que o bitcoin aumenta 30 vezes a partir daqui porque é ouro digital, ele destrói o ouro.”
14 de dezembro de 2020 Preço fonte na data de cotação $ 19.246,64
Barry Silbert
Patrimônio líquido: $ 1,5 bilhão
O fundador e CEO do Digital Currency Group. Seu maior gerador de receita, o Grayscale, administra US $ 28 bilhões em bitcoin, éter e outros ativos.
“Assim que Wall Street começar a colocar dinheiro no bitcoin – estamos falando de centenas de milhões, bilhões de dólares entrando – isso terá um efeito dramático no preço.”
Tim Draper
Patrimônio líquido: $ 1,5 bilhão
Em 2014, Tim Draper, o sócio fundador da Draper Fisher Jurvetson, comprou 29.656 bitcoins confiscados por marechais dos EUA no mercado negro da Silk Road por US $ 18,7 milhões, ou apenas US $ 632 por moeda.
“Acho que o bitcoin em 2022 ou no início de 2023 chegará a US $ 250.000. Acho que o motivo é que o bitcoin será a moeda escolhida.”
24 de fevereiro de 2020 Preço da fonte na data de cotação $ 9.650,17
Roger Ver, ‘bitcoin Jesus’
Um dos primeiros investidores em bitcoins. De acordo com algumas estimativas , ele reuniu uma coleção de mais de 400.000 bitcoins.
“Como o fornecimento de bitcoin é limitado, o preço do bitcoin terá que aumentar e aumentar substancialmente com o tempo. Meu conselho é que se você estiver interessado em bitcoin e animado por bitcoin, compre um pouco de bitcoin e guarde-os, e é provável que você se saia muito bem com o tempo. ”
Dan Morehead
Fundador da Pantera Capital, o primeiro investimento do mundo focado exclusivamente em blockchain e criptomoedas.
“Isso está ficando ridículo. Há um ano, prevíamos que o bitcoin chegaria a US $ 62.968 esta semana. Simplesmente aconteceu. Este rally bitcoin é EXATAMENTE como as metades anteriores. Provavelmente atingirá $ 115k em agosto [2021] ”.
13 de abril de 2021 Preço da fonte na data de cotação $ 63.355,02
Movimento histórico do preço do Bitcoin
O preço do bitcoin sofreu oscilações dramáticas de preço desde seu início.
Ano | Desempenho de preço do Bitcoin |
2009 | Bitcoin se torna público e a mineração BTC começou. |
2010 | Bitcoin é negociado pela primeira vez em um fórum de bitcoin. Laszlo Hanyecz faz a primeira transação de bitcoin do mundo real, comprando duas pizzas por 10.000 BTC. |
2011-2012 | O Bitcoin atinge $ 31,9 antes de cair para menos de 10% desse valor. |
2013-2014 | O Bitcoin sobe para US $ 1.200 em dezembro, antes de cair para US $ 302, em fevereiro de 2014, gerando rumores sobre seu colapso iminente. |
2014 | O preço do Bitcoin está lutando. Enquanto isso, a Microsoft começa a aceitar o BTC como forma de pagamento. |
2015-2016 | Aumento do preço do Bitcoin. Atinge US $ 770 no início de dezembro de 2016 e continua crescendo. |
2017 | Grande aumento de preços na onda de interesse global. O preço do BTC sobe de US $ 1.000 para quase US $ 20.000 |
2018 | Queda de preço do Bitcoin. Os preços caem mais de 60% e terminam o ano em US $ 3.700. |
2019 | Bitcoin se estabeleceu como uma criptomoeda amplamente aceita. Adoção de Bitcoin aumenta. O preço sobe para cerca de US $ 10.000, sinalizando o fim do inverno criptográfico de 2018, antes de cair para US $ 7.200 no final do ano. |
2020-2021 | O valor total de todos os bitcoins ultrapassa US $ 1 trilhão, já que o preço das criptomoedas atingiu seu ponto mais alto de US $ 64.863 em 14 de abril de 2021. A crescente adoção de bitcoins por investidores institucionais, incluindo Tesla, Square, MicroStrategy e PayPal, contribuiu para a alta previsão do preço do bitcoin para o final do ano e além. |
Maiores oscilações de preço BTC
História do bitcoin
Bitcoin (BTC) é a primeira criptomoeda descentralizada do mundo. Foi criado por um indivíduo ou grupo usando o pseudônimo Satoshi Nakamoto e, desde então, abriu o caminho para muitas outras criptomoedas alternativas, conhecidas como ‘altcoins.
Embora a criptomoeda tenha sido lançada pela primeira vez em 2009, não foi até 17 de março de 2010 que o comércio de bitcoin se tornou possível, quando a primeira troca começou a operar no agora extinto BitcoinMarket.com.
O Bitcoin é executado em um blockchain , ou razão pública, que usa criptografia para proteger as transações, controlando o fornecimento de unidades adicionais e corroborando as transferências. Blockchains são bancos de dados digitais que armazenam transações de criptomoedas em blocos que requerem cálculos matemáticos complexos para registrar e verificar.
Mudanças no protocolo de blockchains que criam uma divisão permanente são conhecidas como ‘ forks ‘. Os chamados ‘garfos rígidos’ resultam na divisão de uma criptomoeda para criar uma nova moeda em execução em um blockchain separado. No caso do bitcoin, alguns dos hard forks mais populares aconteceram em agosto de 2017, criando bitcoin cash (BCH) e, em outubro de 2017, criando bitcoin gold (BTG) .
Em novembro de 2018, uma grande quantia em dinheiro bitcoin deu origem ao bitcoin SV. Ao todo, o bitcoin viu quase 100 garfos ao longo de sua história, mas apenas um punhado deles conseguiu se estabelecer no robusto mercado de altcoin.
O comércio de bitcoins se tornou polêmico graças às oscilações violentas de preços e à exuberância em torno de suas altas, que fez com que os investidores arriscassem todas as suas economias e fizessem grandes empréstimos para apostar na alta de seu valor. Com cada aumento e queda no valor, ele gera manchetes de notícias dramáticas e atrai ainda mais investidores.
O Bitcoin foi criado com um suprimento máximo limitado a 21 milhões de moedas. Em agosto de 2021, havia 18,7 milhões de BTC em circulação, representando 89% da oferta máxima. Essa oferta finita contribui para elevar o preço à medida que um número crescente de investidores em bitcoins busca garantir um número limitado de moedas. Em fevereiro de 2021, o bitcoin atingiu uma capitalização de mercado de mais de US $ 1 trilhão.
O sucesso do bitcoin levou os desenvolvedores de software a lançar criptomoedas alternativas que buscam melhorar as fraquezas do bitcoin, reduzir as taxas de transação e criar concorrência. Em agosto de 2021, havia mais de 11.200 criptomoedas em circulação acumulando no Coinmarketcap, embora o bitcoin continue sendo o mais popular, com o maior valor de mercado.
O bitcoin é um bom investimento?
Existem prós e contras
Como acontece com qualquer ativo especulativo, a negociação de bitcoins traz riscos. O preço do bitcoin passou por várias quedas dolorosas durante sua história, mas sempre se recuperou com novos ganhos. Como uma ferramenta popular de negociação e investimento, o bitcoin tem vantagens e desvantagens.
Bitcoin: maiores influenciadores
Elon Musk
O CEO da Tesla, Elon Musk, é um grande defensor das criptomoedas, incluindo bitcoin e dogecoin.
O mercado de criptografia se tornou extremamente sensível ao que Elon Musk diz no Twitter. Com 55 milhões de seguidores, ele continua brincando com o mercado.
Cathie Wood
Cathie Wood é fundadora e CEO da ARK Invest. Ela acredita firmemente no bitcoin e apóia o interesse dos investidores em criptomoedas.
Em junho de 2021, o ARK Invest de Cathie Wood entrou com um processo junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos para lançar um fundo negociado em bolsa bitcoin (ETF).
Satoshi Nakamoto
O misterioso criador do bitcoin, Satoshi Nakamoto, é um homem ou um grupo de pessoas por trás do primeiro projeto de criptomoeda da história.
Durante os primeiros sete meses de existência do bitcoin, Satoshi Nakamoto minerou cerca de 1,1 milhão de bitcoins em um momento em que cada bloco minerado trazia uma recompensa de 50 BTC.
A informação de quantos bitcoins foram extraídos por Satoshi não foi comprovada. No entanto, o pesquisador de criptomoedas Sergio Lerner em seu relatório tentou calcular quantos blocos de bitcoin foram extraídos por uma única entidade entre 01 de janeiro de 2009 e 25 de janeiro de 2010.
Lerner cunhou o termo ‘padrão de Patoshi’ para descrever o padrão de blocos extraídos por esta entidade e presumiu que pode ser o próprio Satoshi.
No valor atual do bitcoin de $ 46.839, a fortuna de 1,1 milhão de bitcoins tornaria Satoshi o mais rico detentor de bitcoins. Se esses bitcoins fossem vendidos, o preço da criptomoeda despencaria.
FAQs
Como os novos bitcoins são criados?
Bitcoins são criados por mineração. Indivíduos ou empresas chamados de mineradores processam e completam ‘blocos’ de transações verificadas usando complexos algoritmos de computador. Os blocos são adicionados ao blockchain e os mineiros recebem novos bitcoins como recompensa.
A mineração envolve a solução de quebra-cabeças computacionais complexos, que exigem equipamentos caros e muita energia elétrica. Sob o protocolo bitcoin, novos bitcoins são produzidos em uma taxa predefinida, gradualmente decrescente, o que torna a mineração muito competitiva. O número de bitcoins recém-lançados é automaticamente reduzido à metade a cada 210.000 blocos (aproximadamente a cada quatro anos) até todos os 21 milhões de bitcoins
são minados. Isso significa que a recompensa pela mineração de novos blocos é cortada duas vezes e
os mineiros ganham 50% menos para verificar as transações de bitcoin.
Fiat vs bitcoin: como o bitcoin é melhor do que a moeda fiduciária?
As moedas Fiat e criptográficas têm duas características principais em comum: podem ser usadas como reserva de valor e como fonte de pagamento. No entanto, as moedas fiduciárias são apoiadas por autoridades governamentais, enquanto as criptomoedas são alimentadas por sua tecnologia subjacente – blockchain.
Muitos acreditam que as criptomoedas se tornarão uma alternativa viável às moedas fiduciárias tradicionais. Um aspecto crucial de uma criptomoeda é que qualquer pessoa, a qualquer hora, em qualquer lugar, pode gastá-la ou recebê-la sem nenhum banco ou autoridade central envolvida. Como resultado, eles têm sido usados pelo crime organizado para ocultar e lavar produtos criminosos. Também houve vários hacks que permitiram que criminosos cibernéticos roubassem dinheiro criptografado de carteiras digitais.
As moedas Fiat são afetadas pela inflação e os bancos centrais podem imprimir mais, se necessário. O número de bitcoins é limitado a 21 milhões de unidades, o que os torna um ativo escasso, como o ouro.
Onde eu armazeno bitcoin?
O armazenamento seguro de criptomoedas é uma das questões mais importantes para todo negociante. Muitas bolsas de criptomoedas oferecem carteiras online ‘quentes’ integradas. Eles são considerados mais ágeis e confiáveis para a troca de transações, mas permanecem mais vulneráveis a hackers porque estão conectados à Internet.
Manter os bitcoins offline reduz a ameaça de ataques cibernéticos. Como resultado, alguns negociantes de bitcoin preferem armazenar suas moedas em carteiras offline frias. Eles representam dispositivos de hardware, que funcionam em conjunto com software compatível, mas não podem ser comprometidos, pois não têm conexão com a Internet.
Muitos detentores de bitcoin usam os dois tipos de carteira. Eles mantêm alguns ativos criptográficos para transações regulares e gastos em uma carteira quente, mas armazenam o restante em uma carteira off-line fria por segurança.
Existe uma bolha no mercado de criptomoedas?
Na terminologia do mercado, uma ‘bolha’ é definida como sendo quando o preço de um ativo excede em muito seu valor intrínseco. A bolha pontocom que ocorreu entre 1995 e 2000 é um excelente exemplo, em que as empresas do setor de tecnologia da informação viram suas ações subirem simplesmente por causa do sentimento do mercado em torno desse setor específico, independentemente de seus lucros ou chances de sucesso. A bolha então estourou em março de 2000 e as empresas faliram, tornando suas ações sem valor.
O valor na maioria das criptomoedas é derivado de seu potencial; como eles poderiam ser usados para promover a sociedade no futuro. Embora os preços do bitcoin e de outras criptomoedas tenham caído em 2018, eles ultrapassaram as máximas anteriores durante a alta em 2020-2021, gerando ganhos maiores para os investidores que os mantiveram nesse período.
Pode ser que o bitcoin não esteja supervalorizado e que a bolha, se houver, seja representada pelas várias novas criptomoedas que estão sendo impulsionadas exclusivamente pelo sentimento do mercado. Indiscutivelmente, isso é comparável à era das pontocom – quando ações como a Amazon (AMZN) não estavam supervalorizadas, mas outras como a Pets.com, que passou de IPO para liquidação em 268 dias – claramente estavam.
No entanto, houve tanto hype em torno do bitcoin até agora durante 2021, que atualmente ninguém sabe se ele terminará o ano para cima ou para baixo de sua posição atual.
Quer você acredite que o mercado está superaquecendo ou não, há uma opção de negociar criptografia usando CFDs para assumir posições longas e curtas.
As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não representam consultoria de investimento. Lembre-se sempre de que sua decisão de operar depende de sua atitude em relação ao risco, de sua experiência nesse mercado, da distribuição de sua carteira de investimentos e de quão confortável você se sente em perder dinheiro.