O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, afirmou no Twitter que uma reunião de 32 bancos centrais e 12 autoridades financeiras de 44 países acontecerá na segunda-feira, 16 de maio, para abordar a inclusão financeira, a economia digital, bancos sem conta bancária e o lançamento do Bitcoin no país e benefícios.
Tomorrow, 32 central banks and 12 financial authorities (44 countries) will meet in El Salvador to discuss financial inclusion, digital economy, banking the unbanked, the #Bitcoin rollout and its benefits in our country.
— Nayib Bukele (@nayibbukele) May 16, 2022
Em tweets subsequentes, o presidente anunciou que o Banco Central de São Tomé e Príncipe, o Banco Central do Paraguai, o Banco Nacional de Angola, o Banco do Gana, o Banco da Namíbia, o Banco do Uganda, o Banco Central da República da Guiné, o Banco Central de Madagáscar, o Banco da República do Haiti e o Banco da República do Burundi, bem como o Banco Central de Eswatini e o seu Ministério das Finanças, o Banco Central.
O Banco Nacional de Ruanda, o Banco Rastra do Nepal, a Autoridade Reguladora das Sociedades Sacco do Quênia (SASRA), o Banco do Estado do Paquistão, a Superintendência Geral de Entidades Financeiras da Costa Rica, a Superintendência de Economia Popular e Solidária do Equador e o Banco Central de El Salvador também serão presentes, de acordo com Bukele.
Na sexta-feira, 13 de maio, a conta do Twitter do Bitcoin Beach anunciou que “banqueiros centrais de Angola, Armênia, Bangladesh, Burundi, Congo, Costa Rica, Egito, Gâmbia, Gana, Índia, Namíbia, Senegal, Sundan, Uganda, Zâmbia e 25 outros países em desenvolvimento estão pegando aviões hoje para voar para El Salvador”. O Bitcoin Beach twittou um mapa do mundo que aparentemente tem países que já adotaram o Bitcoin e ou estão participando da reunião de segunda-feira preenchido com cores, dizendo “Provavelmente nada”.
O primeiro país a adotar o Bitcoin levou 12 anos, o segundo levou cerca de 8 meses e, se o presidente do Panamá aprovar um projeto recente de Bitcoin, eles serão o terceiro apenas um mês após o segundo. Países de todo o mundo estão atualmente se reunindo em El Salvador para discutir a inclusão financeira e como a adoção do Bitcoin pode beneficiar seus próprios países.