O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, vetou um projeto de lei que poderia regulamentar as atividades de comercialização de mineração de criptomoedas no país.
Por Decreto N° 7692 el Poder Ejecutivo objeta totalmente el proyecto de ley que busca regular la criptominería en el país 👉 https://t.co/sDHUERhUe1 pic.twitter.com/VpgQij4AFh
— Presidencia Paraguay (@PresidenciaPy) August 29, 2022
De acordo com o decreto, rejeitado pelo presidente a principal razão foi que a mineração de criptomoedas usa grandes quantidades de energia, mas traz benefícios trabalhistas relativamente pequenos.
A mineração fixa de ativos virtuais exige o uso intensivo e massivo de energia elétrica e grande capacidade de produção de energia, que o país possui, o decreto afirmou que a mineração de criptomoedas “não gera muita mão de obra como qualquer outra indústria do setor.”
De acordo com a conta, os mineradores de criptomoedas teriam pago taxas de eletricidade mais altas. As tarifas no decreto, foram limitadas em 15% acima da tarifa industrial atual, cláusula que descreveu como um “incentivo indireto” à indústria.