A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, teceu comentários recentes sobre os esforços do bloco sobre uma moeda digital do banco central (CBDC) da instituição financeira, bem como, um suposto anonimato do próximo ativo digital.
Recentemente, Lagarde fez defesas relacionadas ao projeto de uma CBDC do BCE, destacando que a moeda “não será completamente anônima” ao comparar com uma nota de banco.
“Estamos trabalhando para proteger a privacidade, mas como o dinheiro digital deixa rastros no blockchain, ele não será completamente anônimo como é o caso de uma nota”, afirmou a presidente do BCE.
A declaração acontece após as preocupações divulgadas por alguns membros do Parlamento Europeu (MEPs) relacionados ao projeto de uma CBDC. No cerne destas preocupações está o impacto na privacidade de dados de seus usuários.
Vale lembrar que, em 14 de setembro, o Bitcoin registrou uma alta significativa após um anúncio relevante do Banco Central Europeu (BCE). A instituição sinalizou que seu recente aumento em sua taxa principal de juros, o décimo consecutivo, possivelmente seria o último dessa sequência.
No comunicado oficial divulgado pelo BCE, foi mencionado que as taxas de juro atuais têm potencial para favorecer a inflação, trazendo-a de volta ao objetivo estipulado. Isso foi respaldado pelo aumento de três taxas diretoras do BCE em 0,25%.