No dia 18 de abril, durante a audiência do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados Unidos, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Gary Gensler, enfrentou fortes questionamentos de republicanos sobre a regulamentação dos ativos digitais e a clareza das regras para o mercado de criptomoedas.
A audiência ocorreu após uma carta enviada ao presidente da SEC por republicanos do Comitê, liderados por Patrick McHenry, criticando a abordagem da SEC na regulamentação de ativos digitais e a falta de clareza sobre quais ativos são considerados valores mobiliários. A carta também enfatizou a importância de estabelecer regras claras para promover a inovação e proteger os investidores no mercado de criptoativos.
Durante a audiência, Gensler destacou que a maioria dos tokens criptos são considerados valores mobiliários e afirmou que os investidores em criptomoedas devem se beneficiar da mesma proteção que outros investidores. Além disso, ele apontou o atual descumprimento no mercado cripto como um risco para a confiança do público nos mercados de capitais e defendeu a importância da regulamentação para proteger os investidores americanos.
Os membros do comitê GOP, liderados por Patrick McHenry, confrontaram Gensler sobre como a SEC lida com a regulamentação de criptoativos e questionaram a orientação contraditória em torno do Ethereum, perguntando se é uma mercadoria ou um título. Gensler não deu uma resposta clara, o que gerou confrontos adicionais entre os republicanos e o presidente da SEC.
Outros representantes republicanos também expressaram sua insatisfação com a abordagem da SEC para a regulamentação de ativos digitais e sua percepção de falta de clareza e orientação para o mercado de criptomoedas. O representante Tom Emmer, por exemplo, criticou Gensler pela falha da SEC em fornecer regras claras para empresas de criptomoedas e o acusou de incompetência.