O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, Gary Gensler, afirmou, em 24 de janeiro, que aprovação dos fundos negociados em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista, no dia 10, foi limitada somente a uma única criptomoeda, de acordo com informações do The Block.
As declarações recentes de Gensler aconteceram em uma coletiva de imprensa em que o gestor da SEC foi perguntado sobre suas opiniões relacionadas aos ETFs de Ethereum (ETH).
“Como eu disse há duas semanas, o que fizemos em relação aos produtos negociados em bolsa de bitcoin está restrito a esta commodity não-segurança e não deve ser interpretado como outra coisa senão isso”, afirmou Gensler.
Ainda na oportunidade, o presidente da SEC destacou que, atualmente, tem uma melhor divulgação para os investidores quanto aos ETFs de bitcoin.
“Nesse contexto, também há uma divulgação melhor”, destacou. “Eles estão listados em bolsas de valores agora, em vez de serem negociados em mercados de balcão. Houve 10 ou 11 que foram ao ar ao mesmo tempo, o que trouxe uma certa concorrência.”
O cenário das criptomoedas está prestes a testemunhar um marco potencialmente significativo, com a possibilidade de aprovação dos ETFs Ethereum Spot emergindo como um tópico quente no mercado.
Após a tão aguardada aprovação de fundos baseados em Bitcoin, começaram especulações sobre se a SEC também aprovará os ETFs de Ethereum. Vale lembrar que, Eric Balchunas, analista sênior de ETF da Bloomberg, revelou que há uma possibilidade de 70% para a aprovação de um ETF baseado em Ethereum à vista pela SEC em maio de 2024.
O regulador dos EUA vai precisar se decidir sobre a aprovação referente à vários pedidos de ETF de Ethereum à vista até o fim do mês de maio, incluindo das gigantes das finanças VanEck, Ark 21Shares e Hashdex.
No momento da publicação, o preço do Ethereum estava cotado em US$ 2.234,80 com baixa de 0.2% nas últimas 24 horas.