O Financial Times relatou que o presidente Gary Gensler pediu ao Congresso que autorizasse sua agência para que ela pudesse governar melhor o mercado. Ainda não está claro qual agência supervisiona a indústria de criptomoedas, já que os reguladores classificam principalmente o bitcoin mais como uma commodity do que como um título.
Estima-se que menos de 10% do mundo atualmente conhece a criptografia. No entanto, ainda é um número grande o suficiente que levou os reguladores a começar a procurar maneiras de regular adequadamente esses ativos digitais. Não são mais apenas os investidores de varejo que estão tentando obter algum lucro rápido em mercados altamente voláteis. Os investidores institucionais também jogaram o chapéu no ringue, como no caso da MicroStrategy de Michael Saylor .
Finanças é sobre confiança
Gensler acredita que, se o mercado deve crescer, ele precisa abraçar a regulamentação. O presidente da SEC explicou que a regulamentação daria confiança ao mercado, o que é importante se o mercado não quiser se tornar irrelevante com o tempo. “Finanças é sobre confiança, em última análise”, disse Gensler. O foco de Gensler é principalmente em plataformas de negociação, visto que é aqui que a maioria (~ 95%) das atividades no mercado de criptografia é realizada.
Gensler havia sugerido anteriormente que as plataformas criptográficas se registrassem na Securities and Exchange Commission (SEC). Isso foi recebido com desdém dos investidores que não querem o controle governamental sobre as criptomoedas. Mas o presidente Gray Gensler mais uma vez pediu a essas plataformas que se registrem nos regulamentos. “Fale conosco, entre”, disse Gensler.
“Existem muitas plataformas em operação hoje que fariam melhor no envolvimento e, em vez disso, há um pouco de implorando por perdão, em vez de pedir permissão.”
Tem havido repressões acontecendo no espaço criptográfico nas trocas. O mais proeminente deles foi a repressão ao Binance por vários países. A BlockFi travou um confronto regulamentar com três estados e, mais recentemente, o Uniswap sendo investigado pela SEC .
O mercado de criptomoeda se beneficiará com a regulamentação
Regulamentação pode não ser um tópico fácil na criptografia, mas não o torna menos importante. As bolsas já percebem que, se quiserem crescer no longo prazo, terão que trabalhar com os reguladores.
Para esse fim, Sam Bankman-Fried, CEO e cofundador da FTX Exchange, disse em uma entrevista que estava levando a regulamentação “extremamente a sério”. O CEO acredita que trabalhar com reguladores garantirá a sobrevivência do setor. Adicionar a essas bolsas trabalhando com reguladores garantirá que as regras que estão sendo criadas não prejudiquem o mercado, “matando o uso para ele em primeiro lugar.”
Ainda não está claro onde a maioria dos produtos criptográficos se enquadra no que diz respeito às práticas regulatórias. Mas Gensler acredita que as plataformas financeiras descentralizadas estão sob a alçada da SEC. “Não importa se é um token de ação, um token de valor estável lastreado em títulos ou qualquer outro produto virtual que forneça exposição sintética aos títulos subjacentes”, disse Gensler ao Aspen Security Forum. “Esses produtos estão sujeitos às leis de valores mobiliários e devem funcionar dentro do nosso regime de valores mobiliários.”