Junto com o aumento do preço do Bitcoin, o Crypto Fear and Greed Index, que mede as emoções e sentimentos atuais em relação ao Bitcoin e ao mercado de criptomoedas em geral, atingiu seu nível mais alto em 2023, marcando 68 e caindo na categoria “Ganância”.
A última vez que o índice marcou 66 foi em novembro de 2021, quando o Bitcoin atingiu seu ATH. Desde então, o sentimento do mercado em relação às criptomoedas tem sido otimista, especialmente após o colapso do Silicon Valley Bank e suas consequências nos mercados financeiros tradicionais.
Com o mercado de criptomoedas em alta, o Bitcoin ganhou cerca de 27,8% na semana passada, chegando a US$ 28.000 pela primeira vez desde junho de 2022. Analistas preveem que o Bitcoin e outras criptomoedas continuarão a subir em meio a um clima de otimismo e confiança no mercado. No entanto, alguns especialistas alertam para a necessidade de cautela com o preço do bitcoin perto da zona de US$ 30.000.
Quando o Crypto Fear and Greed Index está em alta, pode sugerir que os investidores e traders estão mais propensos a assumir riscos e ter uma postura mais gananciosa em relação ao mercado de criptomoedas.
Isso pode levar a um aumento no volume de negociações e no preço das criptomoedas. No entanto, também pode indicar uma possível correção do mercado no futuro, já que a ganância excessiva pode levar a uma queda nos preços.
Vale lembrar que essa semana, na quarta-feira, às 14:00 ET (15:00 BRT – 18:00 UTC), o Fed anunciará sua última decisão de política monetária, seguida por uma coletiva de imprensa às 14:30 ET (15:30 BRT – 18:30 UTC), com o presidente do Fed, Jerome Powell. Isso deve gerar uma grande volatilidade no preço do bitcoin e criptomoedas.