Os legisladores portugueses estão pressionando por um imposto sobre criptomoedas por detalhes de uma disposição incluída no orçamento do país para 2023. Esta será a primeira vez que um regime tributário desse tipo é aprovado em lei no país. A Bloomberg informou na segunda-feira que Portugal poderia começar a tributar os ganhos de criptomoedas a partir do próximo ano. As autoridades disseram que a proposta espera moldar requisitos para que Portugal possa ostentar um regime que incentive o crescimento do ecossistema cripto local.
A política proposta introduziria um imposto sobre criptomoedas de 28%, mas nem todos os ativos digitais estão sob a alçada do novo regime. Em vez disso, apenas moedas virtuais compradas e mantidas por menos de 12 meses estariam sujeitas a tributação, de acordo com o anúncio de segunda-feira. Os ativos digitais mantidos por mais de um ano continuarão a desfrutar de isenção de impostos, observaram os legisladores em sua proposta.
Notavelmente, apenas os ganhos de criptomoedas de operações comerciais e negociações institucionais são tributados em Portugal no momento desta publicação. Até agora, isso está alinhado com a posição de Portugal como um paraíso para usuários de criptomoedas. Os formuladores de políticas também propuseram um imposto de 10% sobre transações de criptomoedas gratuitas que podem incluir airdrops. Outro imposto de 4% sobre as comissões de corretores de criptomoedas apresentado na proposta, segundo relatórios. O orçamento está sujeito à aprovação parlamentar antes de ser transformado em lei.
Portugal possui leis flexíveis que ajudaram a posicionar o país como uma das jurisdições mais amigáveis às criptomoedas da Europa. O mais recente regime tributário de criptomoedas que oferece isenção de impostos para hodlers pode, de fato, evoluir para um catalisador que impulsiona o uso e o crescimento de ativos digitais mais amplos em Portugal.
Legisladores de outras regiões também implementaram regimes tributários, embora algumas autoridades tenham optado por políticas mais duras. A Índia introduziu um imposto de 30% sobre ganhos de criptomoedas no início do ano, para desgosto dos proponentes locais de criptomoedas. A medida gerou agitação entre os usuários domésticos de criptomoedas e supostamente levou a quedas acentuadas nos volumes de negociação. Algumas das maiores bolsas da Índia, incluindo a WaziriX, consideraram mudar as operações para climas mais confortáveis.