Em um momento em que várias nações do mundo passaram a fechar suas portas para as criptomoedas, com novas e mais duras legislações, fora taxas mais caras para consumo de energia, Portugal vai se tornando um novo porto seguro para os ativos digitais.
Isso porque o país lusitano passou a oferecer mais do que apenas melhorias na qualidade de vida para os proprietários de Bitcoin (BTC), o país se tornou também um ambiente fiscal atraente e uma crescente comunidade Bitcoiner.
Didi Taihuttu, famoso morador de Portugal, conhecido por vender todos os bens de sua família e apostar tudo em BTC, em 2016, falou sobre a nova postura adotada pelo governo de Portugal para os tokens e que já há muitos usuários no país.
Sei que os grandes (Bitcoiners) já vivem em Portugal. Eles são anônimos. Eles não são como eu lá fora, mas eles já estão aqui. Eles estão gastando seu dinheiro em lojas, eles estão gastando seus bitcoins em tudo”, disse Taihuttu ao Cointelegraph.
E realmente, os comerciantes portugueses tem se tornado mais adeptos ao uso do bitcoin, sendo que alguns moradores já podem pagar suas contas de energia em BTC, enquanto a startup espanhola BitBase está levando mais caixas eletrônicos e lojas de Bitcoin para as principais cidades lusitanas. A Coinmap afirmou que já existem 57 comerciantes e varejistas apenas na área de Lisboa (capital de Portugal) para aceitar Bitcoin.
Nomes do setor de criptografia também estão se mudando e atentos aos acontecimentos em Portugal, como John Carvalho, CEO da Synonym; o “Accept Bitcoin”, grupo sem fins lucrativos de entusiastas do BTC, está ganhando força no país graças a Tiago Vasconcelos, responsável pelo projeto, inspirado no experimento Bitcoin Beach de El Salvador, que afirmou estar de olho em tornar os pagamentos Bitcoin Lightning amplamente aceitos em sua terra natal.
Portugal não está taxando as criptomoedas e essa pode ser a melhor situação, especialmente para as pessoas, começarem a conhecer e interagir com a tecnologia e ficarem expostas à melhor conta poupança que alguma vez terão”, finalizou Vasconcelos.