Cada discussão sobre o Bitcoin, mais cedo ou mais tarde, leva a uma disputa sobre o que dá valor ao Bitcoin. Os céticos afirmam que não tem valor algum, enquanto os crentes o veem como ouro digital com potencial quase infinito. Então, quem está certo e o que realmente torna um único Bitcoin valioso? Existem vários atributos a serem considerados.
Uma breve história do dinheiro
Um breve olhar sobre a história do dinheiro revela que, contanto que as pessoas concordassem que algo específico tinha valor, então ele tinha. Essencialmente, é a fé que faz o dinheiro funcionar.
No início, as pessoas costumavam negociar até que se tornasse muito inconveniente. Nesse ponto, eles começaram a trocar produtos por coisas, como conchas e pedras, depois gemas e metais raros. Em épocas recentes, eles foram substituídos por um governo que incutiu dinheiro, que agora é a forma de moeda mais aceita. Conforme o dinheiro evoluiu, ele sempre teve os seguintes atributos – fungibilidade, escassez e não falsificação. Além disso, as pessoas notaram que é mais conveniente usar moedas que são facilmente portáveis, estáveis e divisíveis.
Por que os bitcoins têm valor com dinheiro?
Em primeiro lugar, o Bitcoin tem valor pela mesma razão que o papel e o dinheiro digital – é uma forma prática de dinheiro comumente aceita pelas pessoas. É usado para transferir valor e comprar ou vender coisas. No entanto, ao contrário dos dólares americanos, cujo valor e status legal são impostos pelo governo, o valor do Bitcoin vem de seu código, infraestrutura, escassez e adoção.
Embora não seja tangível, o código do Bitcoin oferece recursos da moeda fiduciária tradicional, incluindo escassez, divisibilidade , portabilidade , fungibilidade e reconhecibilidade . Além disso, o Bitcoin é descentralizado e pode ser usado sem intermediários, fornece algum nível de transparência , pode ser acessado e usado por qualquer pessoa com conexão à Internet , é impossível de falsificar e confiscar e possui outros recursos como a programação . Mais importante ainda, pode ser usado como reserva de valorcomo o ouro ou outras mercadorias, mas ao contrário de suas contrapartes físicas, pode ser transportado de uma extremidade do mundo para outra por meio de canais de comunicação em questão de minutos .
Propriedades valiosas do Bitcoin
Escassez de Bitcoins. Ao contrário das moedas fiduciárias tradicionais que podem ser infladas sem fim, o Bitcoin introduz a escassez digital. Haverá apenas 21 milhões de BTC. Ao contrário das moedas fiduciárias, que sofrem inflação anual e perdem parte de seu valor, a inflação do Bitcoin é limitada e controlada. Além disso, se contarmos os Bitcoins perdidos para sempre (enviar para endereços incorretos, inexistentes ou aqueles em carteiras cujas chaves foram perdidas etc.), o estoque está deflando, o que significa que haverá cada vez menos Bitcoins disponíveis.
Divisibilidade. Um único Bitcoin pode ser dividido em 100000000 Satoshis. Um Satoshi é igual a 0,00000001 BTC, a menor unidade de Bitcoin no momento. Este nível de divisão está embutido no código original do Bitcoin. Se houver necessidade, o nível de divisão pode ser alterado para 16 ou mais casas decimais, o que significa que o Bitcoin oferece um grau infinito de divisibilidade.
Portabilidade. Os bitcoins podem ser transferidos através de um canal de comunicação como a internet, satélites ou mesmo ondas de rádio, o que o torna a moeda mais transferível que já existiu.
Fungibilidade. Cada Bitcoin tem o mesmo valor que sua contraparte, independentemente de quem o possui e qual história ele possui. Assim como uma onça de ouro puro é sempre igual a outra onça de ouro puro. Não importa o que aconteça, um Bitcoin permanece um símbolo de valor intercambiável com outro Bitcoin.
Durabilidade. Qualquer Bitcoin ou Satoshi pode ser reutilizado inúmeras vezes sem degradar.
Reconhecimento. Um número crescente de comerciantes e usuários reconhece e aceita Bitcoins. Embora ainda esteja longe do nível de aceitação das moedas fiduciárias, muitas pessoas distinguem o Bitcoin de moedas não monetárias ou outro dinheiro falsificado e estão dispostas a aceitá-lo como meio de pagamento.
Descentralização. Nenhuma entidade supervisiona o Bitcoin. Ao contrário do dinheiro tradicional, ninguém pode censurar, controlar ou alterar a rede ou suas transações, para que ninguém possa confiscar seu dinheiro.
Acessibilidade. Você não precisa ter uma conta bancária verificada para possuir ou aceitar Bitcoins. Tudo que você precisa é algum conhecimento básico de informática e uma conexão com a Internet. A acessibilidade do Bitcoin o torna extremamente conveniente para áreas com poucos bancos do mundo.
Impossibilidade de falsificação. Cada transação Bitcoin é registrada em um livro-razão distribuído e é protegida pelo trabalho de computação dos nós. O sistema foi projetado para evitar o problema de gasto duplo, que impedia as moedas digitais anteriores de decolar. Como resultado, todas as transações na rede Bitcoin são falsas e irrevogáveis.
Programação. Ao contrário do dinheiro normal, o Bitcoin também introduz uma dimensão de programabilidade. Isso significa que, no futuro, o Bitcoin pode receber atualizações e ter recursos ainda mais úteis, como contratos inteligentes, transações multisig e outros.
Estabilidade e reserva de valor. A única característica que ainda está faltando é a estabilidade de preços do Bitcoin. Por causa da volatilidade, o Bitcoin é usado mais como uma commodity, como o ouro. No entanto, é provável que isso mude quando o Bitcoin ganhar mais adoção e houver menos incentivos para especular isso. Até a adoção generalizada de criptomoedas, espera-se que o Bitcoin permaneça um tanto volátil.