As ondas de choque da ação judicial recentemente iniciada pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) contra a Binance, a gigante global do mercado de criptomoedas, ainda estão sendo sentidas em todo mercado de criptomoedas hoje. O processo gerou uma série de dúvidas e perguntas, e uma delas diz respeito ao notável não comparecimento do token XRP da Ripple na lista de títulos não registrados da SEC.
A Binance, e seu CEO, Changpeng Zhao, enfrentam acusações de violar as leis federais de valores mobiliários, envolvendo a oferta de plataformas de negociação de títulos não registrados, vendas não registradas de títulos criptoativos e alegadas práticas fraudulentas. Entretanto, de todos os tokens listados como títulos não registrados, a ausência de XRP chamou a atenção.
Por que a XRP, associada à Ripple, ficou de fora da lista da SEC? Vários especialistas jurídicos ofereceram explicações plausíveis. Uma das teorias apontadas por Eleanor Terrett, jornalista da Fox Business, é que a SEC poderia estar tentando evitar inconsistências ou complicações relacionadas a litígios já em curso envolvendo XRP.
Algumas perguntas sobre por que o @SECGov não nomeou $XRP como um token de segurança no
@binance ação judicial. De acordo com algumas das minhas fontes legais, pode ser um ou todos os motivos:
1. A SEC quer evitar arriscar decisões inconsistentes.
2. Já está sendo litigado e referenciado em outros processos (por que injetar XRP nessa disputa e abrir possíveis problemas de descoberta?)
3. Se a Ripple vencer, estrategicamente enfraquece o caso da SEC contra a Binance aos olhos do público, do Congresso e da imprensa.
Some questions as to why the @SECGov did not name $XRP as a security token in the @binance lawsuit. According to some of my legal sources it could be one or all of a couple of reasons:
1. The SEC wants to stay away from risking inconsistent decisions.
2. It's already being…— Eleanor Terrett (@EleanorTerrett) June 5, 2023
Se a Ripple for bem-sucedida em suas batalhas legais atuais, o caso da SEC contra a Binance poderia parecer menos convincente aos olhos do público, da mídia e do Congresso. Uma segunda teoria sugere que a ausência do XRP pode estar ligada ao fato de que o token não está listado na Binance US. No entanto, Terrett salientou que o processo inclui não apenas a Binance US, mas também a Binance, a BAM Trading e Zhao. Além disso, é importante notar que o XRP está listado na plataforma Binance mais ampla.
No documento do processo, a SEC rotulou várias criptomoedas populares, como Cardano (ADA), Solana (SOL), Polygon (MATIC), o token nativo BNB da Binance e a stablecoin BUSD como títulos não registrados. Além disso, outros criptoativos como FIL, ATOM, SAND, MANA, ALGO, AXS e COTI foram enquadrados na mesma categoria. A acusação principal é que a Binance pode ter agido de forma imprudente ao listar ativos de criptomoedas que já estavam sujeitos à supervisão da SEC.