A interação com a blockchain da Polygon requer uma carteira de criptomoedas como a MetaMask. No entanto, a rede Polygon não está disponível por padrão na MetaMask. Você precisará configurar sua carteira e conectar a Polygon. É um processo simples que pode ser feito em poucos minutos. As pessoas muitas vezes se confundem entre Polygon e Matic. A Matic Network foi renomeada recentemente para Polygon. No entanto, como seria difícil alterar o nome do token (já que ele teria que ser alterado no nível do contrato inteligente), o token ainda é conhecido como MATIC.
Etapa 1: instalar a carteira MetaMask
Se você ainda não o fez, precisará instalar a extensão de carteira MetaMask (MetaMask) em seu navegador da web. Você pode baixar a carteira aqui . Depois de baixar e instalar a extensão, você pode configurá-la facilmente acessando suas extensões.
Para acessar suas extensões no Chrome, basta digitar chrome://extensions/.
Alternativamente, você pode acessá-los indo até a guia “Configurações”.
Etapa 2: adicione a rede de Polygon à sua Metamask
Depois de configurar sua carteira MetaMask, basta adicionar a rede Polygon à sua carteira para poder acessá-la. Para fazer isso, abriremos o painel lateral da nossa carteira MetaMask e clicaremos na opção “Expand view” nos três pontos no canto superior direito.
Sua carteira será aberta em uma nova guia do navegador como esta.
Basta ir até o menu suspenso de rede ao lado do logotipo circular e selecionar “Adicionar rede”.
Você será redirecionado para uma nova tela onde poderá adicionar uma rede personalizada.
Você também pode acessar essa tela indo até o logotipo circular, acessando “Configurações” e depois indo para “Redes” no painel esquerdo.
Agora preencha os dados.
Entre nas configurações do Matic Mainnet da seguinte forma:
Nome da rede: Polygon
Nova URL de RPC: https://polygon-rpc.com ou
https://rpc-mainnet.matic.network ou
https://rpc-mainnet.maticvigil.com ou
https://rpc-mainnet.matic.quiknode.pro
ChainID: 137
Símbolo: MATIC
URL do Explorador de Blocos: https://polygonscan.com/
Depois de adicionar todas as informações solicitadas, você pode clicar em “Salvar” e a rede será adicionada à sua carteira.
Você será redirecionado para esta tela assim que a rede Matic for adicionada.
Etapa 3: transferir tokens para sua rede MATIC
Agora, existem várias maneiras de transferir tokens para a rede Matic. Mas para fazer isso, primeiro você precisa configurar sua carteira Polygon. Para configurar sua carteira Polygon, basta acessar wallet.polygon.technology e clicar em Polygon Wallet. Você será solicitado a conectar sua carteira MetaMask pré-existente, o que pode ser feito facilmente.
Assim que a carteira estiver configurada, você será redirecionado para esta tela.
Agora, para transferir seus ativos do Ethereum para o Polygon, você terá que usar a opção “Polygon Bridge”. Vá até a ponte e selecione USDT na lista suspensa de tokens. Uma vez selecionado, você pode inserir facilmente o número de tokens que deseja transferir.
Depois de inserir o valor, você poderá transferir os tokens necessários para sua carteira Polygon. Observe, no entanto, que as taxas de transação para transferir os tokens podem ser bastante altas – quando eu estava transferindo meus tokens, era maior do que eu estava transferindo em primeiro lugar!
Você também pode receber tokens MATIC de um outro usuário indo até “Assets on Polygon” no painel esquerdo.
Basta clicar em “Receber” e você receberá o endereço da sua carteira Polygon.
No entanto, observe que você só poderá transferir esses tokens de um outro usuário da carteira Polygon. Depois de adicionar fundos à sua carteira Polygon, você poderá usar vários aplicativos no Ethereum usando a carteira sem ter que pagar o valor exorbitante das taxas de transação.
Conclusão
Com a rede Polygon configurada na MetaMask, você já pode fazer transações, colecionar NFTs que interagem com o setor DeFi e com DApps e gerenciar suas criptomoedas. Também é possível fazer a troca (swap) de tokens diretamente da MetaMask. A MetaMask não é usada apenas para as rede Ethereum e Polygon; ele realmente suporta todo o ecossistema blockchain da Ethereum Virtual Machine (EVM), incluindo a Binance Smart Chain.