A Web3 está prestes a ter sua primeira plataforma de identidade focada em privacidade. A Polygon revelou que está desenvolvendo uma nova solução de identidade baseada em zero conhecimento para ajudar os usuários a verificar suas identidades sem divulgar informações pessoais confidenciais.
O novo serviço Polygon ID usará provas de conhecimento zero para confirmar criptograficamente a identidade de um usuário sem exigir que o usuário compartilhe documentos como passaporte ou carteira de motorista com terceiros. O Polygon ID está atualmente em desenvolvimento, com um lançamento completo programado para o 3º trimestre de 2022 .
Privacy takes centre stage 👀#ownyouridentity pic.twitter.com/JqWED8fsYv
— Polygon | Aggregated (@0xPolygon) March 28, 2022
As provas de conhecimento zero permitem que as partes comprovem a veracidade das informações sem revelar outros detalhes além da prova criptográfica. As provas de ZK têm sido amplamente usadas em projetos de criptografia devido às suas propriedades de preservação de privacidade, principalmente em blockchains de privacidade como Monero e Zcash. As provas ZK serão usadas pelo Polygon ID para provar a identidade de um usuário para verificação do Conheça seu cliente. Anteriormente, os usuários precisavam enviar documentos pessoais toda vez que precisavam passar no KYC, introduzindo novas vulnerabilidades cada vez que compartilhavam sua identificação. Os usuários agora podem provar sua identidade na cadeia usando provas de ZK, em vez de expor suas informações pessoais a empresas que exigem KYC usando o Polygon ID.
“O Polygon ID é privado por padrão, oferece verificação na cadeia e atestado sem permissão. Não há nada no espaço de identidade digital agora que marque todas essas caixas ”, disse o cofundador da Polygon, Mihailo Bjelic. Ele também enfatizou como o Polygon ID ilustra outra maneira pela qual as provas de conhecimento zero e a criptografia podem apoiar a melhoria dos problemas de segurança de dados em aplicativos Web2 existentes.
Os requisitos de KYC estão se tornando cada vez mais importantes para as empresas cumprirem os regulamentos locais, à medida que as criptomoedas ganham adoção geral. Yuga Labs, o criador do Bored Ape Yacht Club, recentemente enfrentou críticas da comunidade NFT por exigir a verificação KYC para sua nova colaboração Metaverse com a Animoca Brands. As empresas podem evitar atividades ilegais, como lavagem de dinheiro e evasão fiscal, ao mesmo tempo em que respeitam a privacidade de seus usuários, fornecendo um método de KYC mais privado e seguro por meio de soluções baseadas em ZK, como o Polygon ID.