O Barcelona, famoso clube de futebol da Espanha, está em busca de um novo patrocinador máster para sua camisa e há algum tempo o nomes de empresas de criptografia estão sendo sondadas como forte candidatas a ocupar o espaço mais valioso de um dos maiores clubes do mundo.
Nesta semana, quem surgiu como um novo nome para ocupar o espaço, foi o protocolo blockchain Polkadot, para substituir a Rakuten, já que o contrato com a empresa japonesa de comércio eletrônico está prevista para terminar em julho deste ano, e o time de futebol busca fechar um acordo com uma nova entidade.
De acordo com um informações recentes da imprensa da Catalunha, uma das opções é a Polkadot, rede blockchain que foi criada em 2016, mas ganhou mais força no ano passado. Segundo uma descrição do próprio Barcelona, é uma plataforma que permite um “alto número de transações por segundo”. Contudo, mais precisamente, o projeto pode realizar mil TPS e, quando estiver totalmente operacional, a estimativa é que suba para 1.000.000.
Além do protocolo blockchain, outro possível interessado em estampar sua marca na camiseta do Barça é o serviço de streaming de música digital Spotify. A equipe espanhola revelou que examinará cuidadosamente as opções e escolherá o patrocinador que responde à sua estratégia de longo prazo.
O clube decidiu levar as coisas com paciência para analisar em profundidade cada proposta em aquisições para chegar ao acordo mais lucrativo a longo prazo”, disse o Barcelona em comunicado.
Caso assine com a Polkadot, essa não será a primeira vez que o Barcelona faz uma parceria com uma empresa de criptografia, já que há alguns meses, a equipe assinou um acordo global com o mercado NFT Ownix para lançar uma coleção não fungível para seus fãs. Mas pouco tempo depois do anúncio, o clube catalão cancelou o contrato, devido a prisão de Moshe Hogeg, responsável pela Owinx, sob acusações vários crimes, como fraude e agressão sexual.
Há poucas semanas também surgiu a notícia de que a Binance e a FTX também disputavam o espaço principal da camisa do Barcelona, mas ao que tudo indica, as tratativas não avançaram.