Gavin Wood, fundador da Polkadot, anunciou a nova estrutura de governança na conferência Polkadot Decoded 2022. O novo modelo busca promover a inclusão e a descentralização, ao mesmo tempo em que amplia o número de decisões que a governança Polkadot pode tomar.
Na quarta-feira, o fundador da Polkadot, Gavin Wood, anunciou uma mudança na governança da blockchain “Camada 0” de um conselho e comitê de tecnologia para uma forma mais descentralizada e inclusiva. Wood revelou o novo modelo “Gov2” e descreveu como espera melhorar o processo de tomada de decisão da Polkadot em uma apresentação ao vivo no palco principal no Polkadot Decoded 2022.
O foco principal do novo modelo de governança é ampliar o escopo das decisões que podem ser tomadas coletivamente sob a estrutura de governança da Polkadot. Em contraste com o sistema atual, que conta com uma fila de propostas públicas, o novo modelo de governança proposto permitiria que qualquer indivíduo iniciasse um referendo a qualquer momento, quantas vezes quisesse.
Não há limite superior para o número de referendos ativos na nova estrutura Gov2, e vários referendos sobre uma ampla variedade de questões podem ser realizados ao mesmo tempo. Uma nova Polkadot Fellowship substituirá o conselho administrativo e o comitê técnico no novo modelo. Sem dar a esse grupo de interessados um nível de autoridade desproporcional, a Irmandade garantirá que as ideias dos especialistas técnicos ainda sejam ouvidas e ponderadas na governança da Polkadot. No entanto, os titulares do Polkadot que optarem por delegar sua autoridade de voto a líderes comunitários poderão fazê-lo por meio de um novo e aprimorado sistema de delegação multifuncional.
Protegendo o protocolo de agentes mal-intencionados
Embora o novo sistema permita mais flexibilidade e adaptabilidade, ele também inclui algumas atualizações na segurança do protocolo. Um sistema Polkadot Origins and Tracks apoiará a organização da governança Polkadot, ao mesmo tempo em que protege o sistema de agentes mal -intencionados.
Sob o novo sistema, os Proponentes precisam escolher uma “Origem” que melhor descreva seu problema e os objetivos que eles têm em mente. Propostas cujas origens têm o potencial de impactar significativamente o ecossistema Polkadot estarão sujeitas a salvaguardas mais rígidas, critérios mais altos e períodos de avaliação mais longos. Origens que conferem poder relativamente limitado têm períodos de revisão mais curtos e requisitos de aprovação mais baixos. Polkadot é o que é conhecido como blockchain de camada 0, que é uma referência a um nível de infraestrutura central no qual blockchains adicionais podem ser criados. A Relay Chain da Polkadot liquida as transações em sua camada base e então transmite essas informações para as várias cadeias que são construídas sobre ela.
Embora significativo, o novo modelo de governança da Polkadot não é a primeira mudança significativa no blockchain da camada 0 nos últimos meses. A Polkadot introduziu o XCM, um formato de “Cross-Consensus Messaging” que permite a comunicação entre as várias parachains da rede, em maio. O objetivo da rede de se tornar um ecossistema multicadeia totalmente interoperável está um passo mais perto de ser concretizado como resultado da atualização. Assim que a auditoria profissional final do código estiver concluída, o recém-anunciado modelo de governança Polkadot será lançado no Kusama. A equipe Polkadot pretende apresentar uma proposta para introduzir a nova estrutura na rede Polkadot assim que os testes forem concluídos em Kusama.