A Polkadot anunciou o lançamento dos primeiros parachains, um conjunto de blockchains individuais que funcionarão em paralelo dentro de seu ecossistema. O projeto foi anunciado em um comunicado de imprensa neste sábado (18).
Segundo o anúncio oficial, os slots para os primeiros parachains são alocados para diferentes projetos de blockchain, construídos na rede Polkadot e focados em vários nichos. Isso inclui finanças descentralizadas (DeFi), investimentos e empréstimos em criptomoedas e contratos inteligentes.
Os primeiros parachains que alugarão um slot na corrente de retransmissão de Polkadot será por até 96 semanas são, Acala , Moonbeam, Parallel Finance , Astar e Clover.
A Polkadot acredita que como seu ecossistema continua a crescer seguindo o crescente interesse no metaverso, mais protocolos se tornarão visíveis, resultando em uma mudança de execução em um único blockchain para cadeias interconectadas.
O desenvolvimento vem cinco anos após a visão de uma estrutura multichain heterogênea ter sido publicada em um artigo da Polkadot. O parachain de Polkadot é um feito importante na realização da visão do co-fundador da Ethereum, Dr. Gavin Wood, para uma estrutura de blockchain interconectada.
“Nenhum design de blockchain funciona perfeitamente para todos os casos de uso. Cada cadeia vem com vantagens e desvantagens, o que a torna boa para algumas aplicações e não para outras. O modelo parachain foi criado com a crença de que o futuro da Web 3 envolverá muitos tipos diferentes de blockchains trabalhando juntos”, comentou o Dr. Wood.
Ele acrescentou ainda que os blockchains precisam adotar o conceito da internet de atender a diferentes necessidades, fornecendo uma variedade de serviços e acredita que os parachains são capazes de trazer essa solução.