Diante das investigações com a exchange de criptomoedas, JPEX, a polícia de Hong Kong e a Securities and Futures Commission (SFC) se uniram recentemente para formar um grupo de trabalho com o intuito de supervisionar as plataformas de negociação cripto.
“A Comissão de Valores Mobiliários e Futuros (SFC) estabeleceu um grupo de trabalho dedicado com a Força Policial de Hong Kong (HKPF) para melhorar a colaboração na monitorização e investigação de atividades ilegais relacionadas com Plataformas Virtuais de Negociação de Ativos (VATPs)”, informou em nota.
O grupo de trabalho é composto por representantes do Departamento de Crime Comercial do HKPF, do Departamento de Crimes de Segurança Cibernética e Tecnológica e do Departamento de Inteligência Financeira e Investigações e da Divisão de Execução e Divisão de Intermediários do SFC.
O grupo de trabalho foi constituído sob três pontos cruciais: facilitar a partilha de informações sobre atividades suspeitas e violações de VATP; implementar um mecanismo para avaliar os riscos de VATPs suspeitos; e melhorar a coordenação e a colaboração em investigações relacionadas.
A Comissária Adjunta da Polícia, Eve Chung, disse: “A implementação da nova plataforma entre a Polícia e o SFC é fundamental para acelerar o intercâmbio de informações vitais e a colaboração conjunta nas respostas aos desafios decorrentes dos VATPs, para melhor proteger o público em geral de Hong Kong”.
Polícia de Hong Kong investiga suposta fraude na plataforma cripto JPEX
Em 18 de setembro, a polícia de Hong Kong prendeu seis pessoas em conexão com a investigação de fraude na plataforma de criptomoeda JPEX. A última atualização revela que dois influenciadores de mídia social, Joseph Lam Chok e YouTuber Chan Yee, também foram presos sob suspeita de conspirar para cometer fraudes no valor de US$ 128 milhões.
Além disso, a JPEX, com sede em Hong Kong, recebeu mais de 1.408 reclamações sobre a plataforma operar sem licença da Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong. Após a prisão, inúmeras operações comerciais no JPEX cessaram as operações e as autoridades tomaram medidas para bloquear o acesso à plataforma pela web.
Devido a isso, os usuários não podem mais comprar as principais altcoins no JPEX. Acrescentando mais a este caso, o Chefe do Executivo de Hong Kong, John Lee, disse aos reguladores que as autoridades se comprometem a supervisionar vigilantemente esta situação em curso, priorizando a segurança e a proteção dos investidores.