Em um desenvolvimento importante no ecossistema, a Polygon Labs anunciou, em 16 de julho, o lançamento do Plonky3, a próxima geração de sistemas de comprovação de conhecimento zero (ZK) da Polygon. Especificamente, um sistema de comprovação é uma estrutura matemática que garante a validade e a solidez de uma prova.
Conforme explicou a empresa em seu comunicado oficial, sua nova tecnologia, chamada de Polygon Plonky3, é um kit de ferramentas de código aberto que permite que os desenvolvedores do ZK criem suas próprias zkVMs ou zkEVMs.
“Hoje, pesquisadores do Polygon Labs têm o prazer de anunciar que o Polygon Plonky3, a próxima geração de sistemas de comprovação ZK, está pronto para produção e possui licença de código aberto sob o MIT/Apache”, destacou a empresa em seu anúncio oficial.
De acordo com o comunicado, com o lançamento, o Polygon Plonky3, os desenvolvedores terão uma ampla variedade de opções para criar sistemas de comprovação personalizados para cadeias zkVM ou zkEVM, adequados para qualquer caso de uso.
“Dois anos atrás, o Plonky2 foi introduzido por engenheiros do núcleo do Polygon Labs como um sistema de provas extremamente rápido, otimizado para hardware e recursão. Desde então, ele se tornou um dos sistemas de provas ZK mais amplamente adotados na indústria. O Plonky2 é conhecido tanto por sua inovação em engenharia com Starky quanto por sua inovação matemática com o uso de pequenos campos primos”.
Notavelmente, em suas diferenciações, o Polygon Plonky3 difere do Plonky2 porque o recente lançamento tem menos propriedades fixas, ou seja, é menos opinativo, segundo destacou a empresa. “Enquanto o Plonky2 era um sistema de comprovação único focado em recursão extremamente rápida por meio da otimização de hardware, o Polygon Plonky3 é um kit de ferramentas de código aberto que permite que os desenvolvedores do ZK criem suas próprias zkVMs ou zkEVMs”, explicou.
No momento da publicação, o preço do Polygon estava cotado em US$ 0,5364 com alta de 0.5% nas últimas 24 horas.